Palestra no IAHGP propõe nova leitura da história de Surubim
06/10/2025
Palestra será realizada no auditório do IAHGP, localizado na Rua do Hospício, 130, bairro da Boa Vista, no Recife (Foto: Ed Machado/ Folha de Pernambuco)
O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) promove neste sábado, 11 de outubro, às 10h, mais uma edição do seu tradicional Ciclo de Palestras, com destaque para a apresentação do pesquisador, jornalista e artista plástico Fernando F. Guerra, sócio correspondente da instituição. O evento será realizado no auditório do IAHGP, localizado na Rua do Hospício, 130, bairro da Boa Vista, no Recife. A entrada é gratuita e haverá emissão de certificado para os participantes.
Com o título “Por uma nova história de Surubim”, Fernando Guerra propõe uma revisão crítica das narrativas históricas que envolvem o município. A começar pela Vaquejada, o pesquisador apresentará os resultados de mais de uma década de estudos que culminaram na obra “Memória das Vaquejadas de Surubim”, livro que, comprova documentalmente que a vaquejada de Surubim é a mais antiga do Brasil. “Mesmo assim, me encontro com informações que desviam a realidade para algum possível favorecimento absolutamente desnecessário”, afirma.
Guerra também abordará a origem do nome “Surubim”. Ele contesta a popular história de que o nome teria surgido após uma onça entrar na fazenda de Lourenço Ramos da Costa e matar o boi Surubim em 1864, apresentando registros oficiais de 1858/59 que já mencionam o “logar Surubim”, anterior ao episódio que virou lenda.
Além da obra sobre a vaquejada, o palestrante tem no currículo um livro de poemas e outros trabalhos como “O Agreste Setentrional e a Confederação do Equador”, a “História da Casa Grande da Fazenda Cachoeira do Taépe”, e textos sobre a ocupação fundiária do município entre os séculos XVIII e XIX. Ele também pretende lançar em breve o livro O Boi Surubim, aprofundando ainda mais sua pesquisa sobre a identidade local, reforçando que “por ignorância, as distorções se acumulam”, citando inclusive o uso equivocado da imagem de um touro zebu no brasão do município — animal que só chegou ao Nordeste no final do século XIX.
Serviço
Evento: Ciclo de Palestras do IAHGP – “Por uma nova história de Surubim”
Palestrante: Fernando F. Guerra
Data: Sábado, 11 de outubro
Horário: 10h
Local: Auditório do IAHGP – Rua do Hospício, 130, Boa Vista, Recife
Entrada: Gratuita
Certificado: Emitido para participantes
Comentários