Conjuntura Política: Derrubada de árvores surpreende população
18/11/2025
Com o calor batendo às nossas portas o departamento que cuida das árvores promoveu podas drásticas em vários locais da cidade como na Avenida Oscar Loureiro (Foto: Fernando Guerra)
Fernando Guerra
A semana que iniciou neste dia 17 de novembro, trouxe para a população de Surubim uma surpresa desagradável. As principais árvores da Rua Cônego Benigno Lira foram sumariamente condenadas e decepadas pelo tronco e arrancadas pelas raízes. Em pleno domingo, dia sagrado para o descanso, os inimigos da natureza não perderam tempo e legaram para a população surubinense um quadro desolador. Munidos de moto serras colocaram abaixo algarobeiras de mais de trinta anos de idade que atenuavam o calor e proporcionavam sombra para os transeuntes que por ali passavam.
Será que o prefeito Cléber Chaparral trouxe para os seus quadros gente que assessorou o ex-prefeito Flávio Nóbrega no quesito urbanístico, sobretudo no tocante ao respeito às árvores que ornam nossas artérias e logradouros públicos?. Quem não lembra a derrubada de todas as castanholeiras da Avenida João Batista!? A mentira que ele passou para frente é de que iria plantar palmeiras para o embelezamento daquela via central de nossa cidade. Uma falácia.
Concordamos que as algarobeiras não se adequam bem para o plantio urbano, entretanto, não se deve destruí-las dessa forma e sobretudo às vésperas de um verão que promete ser dos mais quentes.
Veja-se como nosso prefeito não está bem aconselhado: com o calor batendo às nossas portas o departamento que cuida das árvores promoveu poda drástica na principal árvore da Praça Dídimo Carneiro, local de aglomeração popular elevando com isso a temperatura local, afastando pessoas e criando desconforto para todos os que usufruíam do acolhimento daquele espaço. Igualmente, na confluência da Av. Oscar Loureiro com a Rua Josefa Amélia de Lima outra poda drástica desfigurou o pé de algaroba que frondoso embelezava aquele local. Mas, também, digno de registro é o tratamento dispensado às árvores que deveriam ornar a sede do Corpo de Bombeiros. Trata-se de outra manifestação do que se chama dendrofobia e que, nos parece, serviu de exemplo à municipalidade. Esse é um caminho que não deve ser seguido, mesmo que por trás existam boas intenções. Para tudo deve-se aguardar o momento adequado e se possível discutir com a comunidade, fundamento principal de uma democracia.

Calçada na Rua Cônego Benigno Lira onde existiam algarobeiras. No local já foram plantadas mudas de ipê, mas este não era o momento de cortar árvores (Foto: Fernando Guerra)
O outro lado
A Prefeitura informou que a derrubada de algarobeiras faz parte de um projeto de substituição de árvores antigas por novas. Esta ação já foi realizada em frente à Escola Maria Cecília e ao Colégio Nossa Senhora do Amparo com o plantio de mudas de árvores nativas. Em relação à Rua Cônego Benigno Lira, no local das algarobeiras que foram derrubadas já foram plantadas mudas de ipê, acrescentou.
Pesquisamos nas redes sociais referências sobre esse projeto e encontramos dois vídeos: um publicado no Instagram da Prefeitura de Surubim, onde o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Melqui Ferreira, faz alusão ao plantio de 97 árvores por ocasião do aniversário de emancipação política do município.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Surubim (@prefeiturasurubim)
Localizamos outra publicação, desta vez não na rede social da Prefeitura, mas do próprio prefeito Cléber Chaparral. É o trecho de uma entrevista do gestor na Rádio Integração FM, em 8 de setembro deste ano, onde ele comenta sobre a arborização da cidade e a derrubada de árvores.







Comentários