O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Domingo, 21 de Dezembro de 2025 03:58

Projeto My Feelings da EREM Ana Faustina representa Pernambuco nos Emirados Árabes Unidos

17/09/2025

Estudante Maria Jhulia e a professora Janailza Gonçalves embarcam na próxima semana para os Emirados Árabes Unidos (Foto: Reprodução/ Divulgação)

O projeto My Feelings, desenvolvido na Escola de Referência em Ensino Médio Ana Faustina, em Surubim, tem se consolidado como uma iniciativa de grande impacto na promoção da saúde mental no ambiente escolar. Idealizada pela professora Janailza Gonçalves, a proposta nasceu em 2022, no contexto pós-pandemia, diante do aumento expressivo de casos de ansiedade, depressão, automutilação e outros sofrimentos psíquicos entre os estudantes. Sensível a essa realidade, a professora, então responsável pela disciplina de sócio emocional, iniciou uma série de ações com o objetivo de transformar a escola em um espaço de escuta ativa, acolhimento e fortalecimento de vínculos.

Hoje, o projeto é vivenciado por toda a comunidade escolar, com protagonismo dos estudantes do 2º ano D e da aluna Maria Jhúlia Santos. A escola passou por uma verdadeira reconfiguração dos seus espaços, criando ambientes voltados ao bem-estar emocional, como a árvore da vida na biblioteca, salas com tatames e jogos, cantinhos de desabafo, rodas de conversa sob as árvores e atendimento psicológico semanal. Essas ações têm contribuído de forma prática para a melhoria da saúde mental dos alunos, oferecendo suporte emocional e promovendo o diálogo sobre sentimentos e vivências.

Além das ações presenciais, o projeto expandiu-se para o meio digital com a criação da página no Instagram “My Feelings – Conectando Emoções”, onde são compartilhadas sugestões de filmes, livros, músicas e vídeos que ajudam os jovens a enfrentar momentos de crise. Também foram realizadas pesquisas de campo em escolas estaduais e com psicólogos da cidade, resultando na produção de um e-book com relatos de pessoas de diferentes segmentos sobre os impactos da pandemia em suas vidas.

A trajetória do My Feelings tem sido marcada por conquistas significativas. Em 2022, o projeto foi apresentado na feira Ciência Jovem, em Recife, onde conquistou o segundo lugar na categoria Desenvolvimento Tecnológico. Essa vitória garantiu a credencial para participação na MILSET Brasil, realizada em Fortaleza em 2023, onde novamente se destacou, conquistando o terceiro lugar e uma nova credencial, desta vez para representar o Brasil em Lima, capital do Peru. A participação no evento internacional em Lima rendeu mais uma conquista: a credencial para a MILSET Mundial, que acontecerá em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 27 de setembro e 4 de outubro.

Na próxima semana, a equipe do projeto embarca para Abu Dhabi com o propósito de apresentar essa iniciativa que nasceu no chão da escola pública e que hoje representa o Brasil e o estado de Pernambuco diante de jovens cientistas de diferentes continentes.

“A expectativa é muito alta. Foram meses de preparação para apresentar o projeto. Vai ser um momento de partilha, de divulgar nossa cultura e de conhecer novas também. Pra mim é uma satisfação enorme levar o nome da minha escola, da minha cidade, do meu Estado como estudante da rede pública a um evento tão importante” comemora Maria Jhulia.

Para a professora Janailza, essa trajetória é motivo de orgulho e reafirma o potencial transformador da pesquisa científica na educação básica. “O projeto My Feelings não apenas promove o protagonismo estudantil, mas também mostra que é possível produzir ciência com relevância social, cultural e emocional dentro da escola pública. Representar a EREM Ana Faustina e levar um pouco da cultura surubinense e pernambucana para o mundo é, sem dúvida, uma conquista que emociona e inspira”.

Ainda segundo a educadora, a apresentação do projeto nos Emirados Árabes Unidos está sendo viabilizada através de uma parceria institucional. “Em nome da nossa escola, agradeço à governadora Raquel Lyra, à Prefeitura de Surubim e à GRE Vale do Capibaribe, na pessoa da professora Ana Xavier, por todo o empenho e dedicação quanto à viabilização dos recursos para que o projeto conseguisse adentrar nesses eventos. Esse apoio foi fundamental para que pudéssemos ultrapassar fronteiras e alcançar reconhecimento internacional”, concluiu.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *