O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 29 de Janeiro de 2026 01:00

Surubim terá uma terceira paróquia: a Nossa Senhora de Fátima, em Baraúnas

28/01/2026

Altar da Capela Nossa Senhora de Fátima, em Baraúnas (Foto: Reprodução/ Google Maps)

Surubim deverá contar com uma terceira paróquia nos próximos meses com a criação da futura Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro de Baraúnas. O projeto está sendo desenvolvido a partir da Paróquia São Sebastião (que será desmembrada) e prevê, inicialmente, a instalação da Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de outubro, data que marca a última aparição da santa em Portugal. “A criação da área pastoral representa a etapa inicial do processo, podendo evoluir diretamente para paróquia caso todas as condições estruturais e pastorais sejam atendidas até lá”, explica o Padre Pedro Nascimento.

Os recursos arrecadados durante a Festa de São Sebastião deste ano, incluindo patrocínios, doações, leilões e o Festival de Prêmios realizado no encerramento da programação centenária, serão destinados à edificação da casa paroquial, da secretaria, de salas de atendimento pastoral e garagem para um veículo, aproveitando a base já existente do salão paroquial. As obras serão iniciadas já na segunda-feira (2), com a construção de uma cisterna e das estruturas de sustentação. O prazo estimado é de aproximadamente sete meses para execução.

A futura paróquia deverá abranger cerca de 20 comunidades das 42 que atualmente pertencem à Paróquia São Sebastião. A área territorial ainda está em estudo e considera um quadrante situado ao sudoeste do município, delimitado pelos eixos da PE-90 e da PE-83, incluindo localidades como Lagoa da Vaca, Chéus, Furnas, Bandinha Cachoeira do Taépe, Tatus, Cajá de Tatus, Imbé e outras. A definição final dos limites será realizada após visita pastoral do bispo diocesano, que deverá percorrer toda a área e se reunir com lideranças e pastorais antes da publicação do decreto de criação.

O projeto também prevê a organização pastoral das comunidades que integrarão a nova área, com foco no fortalecimento das atividades existentes e na possibilidade de construção de novas capelas em bairros e localidades que ainda não possuem espaços próprios de celebração. “A proposta segue a diretriz de implantação de pequenos locais de culto para melhor atendimento das comunidades”, conclui padre Pedro.

A futura Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Baraúnas integra o conjunto de ações administrativas e pastorais desenvolvidas pelo bispo diocesano Dom Lucena, que durante sua gestão tem promovido a criação de novas paróquias na região, entre elas as de Umari, em Bom Jardim; Matinadas, em Orobó; Lagoa de João Carlos, em Frei Miguelinho; Casinhas; e Vertente do Lério. A iniciativa segue o processo de reorganização territorial da Diocese e a ampliação da estrutura paroquial em municípios da região.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *