O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quarta-Feira, 7 de Maio de 2025 05:06

Noé Souto Maior: um grande benfeitor de Bom Jardim

06/05/2025

Noé Souto Maior foi secretário municipal, vice-prefeito e prefeito por dois mandatos (Foto: Divulgação/ Reprodução)

Por Doddo Felix

Filho caçula dos dez filhos do casal Manoel Arnóbio Souto Maior e Marieta Travassos Souto Maior, nasceu em Bom Jardim, a 12 de setembro de 1926. Teve “uma infância humilde, porém muito feliz”, conforme declara na autobiografia “Rabiscos – Memórias de 90 anos”.

Do casamento com Íris Vieira Souto Maior, realizado em 12 de outubro de 1952, nasceram 5 filhos: uma mulher e quatro homens, que lhes deram 15 netos, 15 bisnetos e uma trineta.

Exerceu o cargo de secretário da Prefeitura Municipal de Bom Jardim durante as administrações dos prefeitos Arthur Guerra Cavalcanti e João Lucena Barbosa da Silva. Na mesma época, foi também secretário e presidente da Cooperativa de Crédito Rural local, bem como presidente do Varonil Sport Club. Em seguida, foi convidado para assumir o cargo de secretário da Prefeitura Municipal de Moreno, em que permaneceu por toda a gestão do prefeito Ney Maranhão.

Com a aposentaria do seu pai no cartório de Bom Jardim, assumiu a titularidade do Cartório do 2.º Ofício, aposentando-se ao completar 70 anos de idade. Concomitantemente ao exercício do cargo de escrivão e tabelião, foi delegado de Ensino do município de Bom Jardim e presidiu a Liga de Proteção à Maternidade e Infância desta cidade.

Disputou e venceu a eleição para prefeito de seu torrão natal no pleito realizado em 18 de agosto de 1963, vencendo dois concorrentes. Empossado a 9 de novembro do mesmo ano, governou até 31 de janeiro de 1969.

Sem mais nenhuma intenção de voltar a disputar cargo eletivo, foi instado a compor a chapa do correligionário, amigo e líder político, Dr. Oswaldo Lima, como vice-prefeito na acirrada disputa eleitoral de 1972.

A chapa encabeçada pelo Dr. Oswaldo foi vitoriosa, não obstante “por força de licença do titular”, a gestão municipal foi exercida pelo vice-prefeito do 1º ao último dia do mandato.

À frente de duas administrações, o prefeito Noé Souto Maior fez história, apresentando um trabalho profícuo e inovador, graças à realização de obras cruciais para o crescimento da cidade e desenvolvimento do município.

Uma delas, de amplo alcance social, foi a construção da vila Noelândia, moderno e bem planejado conjunto residencial, composto por 92 casas que foram repassadas aos moradores a preço de custo, pagos em prestações mensais, no prazo de dez anos, livre de correção monetária.

Outro grande feito foi a aquisição pela municipalidade do prédio e respectivos equipamentos do Ginásio de Bom Jardim que, depois de maior aporte de recursos e de receber nova denominação (Ginásio Municipal 19 de Julho), passou a proporcionar educação de qualidade, mais abrangente e eficaz à juventude bonjardinense.

Podem ser elencados, ainda, a assinatura de convênio entre a Prefeitura Municipal e o governo do estado para implantação de novo sistema de abastecimento d’água, oriundo da barragem do Canguengo, construída na divisa de Bom Jardim com João Alfredo; construção de escolas e postos de atendimento médico em várias localidades do município; construção de calçamento, praças, cemitério, pequenos mercados e rede de eletrificação em distritos e povoados; aquisição do acervo da Rede Ferroviária Nacional (RFN), após a extinção do terminal ferroviário de Bom Jardim.

Essas são algumas das ações realizadas durante as duas gestões como prefeito de Bom Jardim, o que o leva a ser considerado um dos maiores administradores da cidade.

Seu óbito ocorreu às 8h30 da noite de ontem, 5 de maio de 2025. A população bonjardinense lamenta o falecimento deste grande benfeitor.

O prefeito Janjão, prestou uma última homenagem denominando de Noé Souto Maior o prédio da prefeitura.

 

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *