O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024 11:26

Barragem de Jucazinho já está acumulando água antes mesmo do início do inverno

04/03/2024

Paredão da barragem de Jucazinho, fica localizado entre os municípios de Surubim e Cumaru (Foto: Reprodução/YouTube/Criatório Fábio Santos)

A barragem de Jucazinho voltou a acumular a água. Desde o dia 29/02 o volume do reservatório começou a aumentar saindo dos 6,93% (14 milhões 190 mil m³) do dia anterior, para 8% (16 milhões 390 mil m³) nesta segunda-feira (04/03). Na medição que é realizada no paredão do manancial esse acréscimo representa 1,44 m a mais na coluna de água. As informações são da ANA (Agência Nacional de Águas).

O aumento do nível da barragem se dá principalmente pelas fortes chuvas que caíram na região de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe nos dois últimos dias de fevereiro. Neste domingo (03/03) voltou a chover forte em Toritama e como o leito do Rio Capibaribe não está mais seco, a água escoa com facilidade para Jucazinho.

É uma boa notícia para a região, já que o período mais chuvoso no Agreste é de março a julho. Oficialmente, a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) considera o início do inverno na região a partir de abril, mas pelos próprios registros do órgão, a média de chuvas aumenta consideravelmente já a partir de março.

Ainda de acordo com a Apac, a previsão para o trimestre fevereiro-março-abril/2024 indica acumulado de chuva variando de normal a abaixo da normal climatológica no Agreste. Se no mês de janeiro as precipitações em Surubim ficaram abaixo do esperado, fevereiro terminou com chuva um pouco acima da média, foram 44,5 mm enquanto se aguardava um volume em torno de 38,2 mm.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *