O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024 10:08

João de Cordeira, do documentário Cabocolino, é o homenageado do 4.º Festival Mamulengá

11/01/2024

João de Cordeira é o protagonista do documentário Cabocolino e será homenageado no 4.º Festival Mamulengá (Foto: Marlom Meirelles/ Divulgação)

Mais uma edição do Festival Mamulengá, começa nesta sexta-feira (12) no Memorial dos Severinos, o conhecido Parque dos Mamulengos Gigantes, em Lagoa Nova, zona rural de Surubim.  Este ano o homenageado é “Seu” João de Cordeira, de 81 anos, morador do Sítio Melancia, em João Alfredo, que luta para manter viva a tradição indígena de um bloco de caboclinho. “Seu” João de Cordeira é protagonista do documentário Cabocolino, do diretor surubinense João Marcelo Alves, lançado em 2021 e que já foi exibido em diversos festivais e acumula cerca de 15 prêmios.

Fazem parte da programação que segue até o próximo domingo (14), apresentações de cantores locais, sarau, palestras, oficinas, ciranda, roda de coco, cortejo folclórico, feira de artesanato, entre outras atividades. O idealizador do projeto é o artista plástico surubinense Severino Iabá, que há quase 30 anos mora em Belo Horizonte (MG), mas anualmente vem à terra natal visitar a família. “O nosso objetivo é resgatar e valorizar a cultura popular. É uma forma também de atender a um apelo de meus antepassados. Onde está o parque, foi um local culturalmente ativo há cerca de um século. Meus avós e bisavós realizavam atividades culturais e religiosas lá”, destaca Iabá.

O evento é realizado em parceria com o Sesc Ler e conta com incentivos do Governo Federal por meio da Lei Paulo Gustavo e da Prefeitura de Surubim. Clique aqui e confira a programação.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *