O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024 10:59

Capela de Sant’ana é inaugurada na comunidade de Lagoa Nova em Surubim

08/01/2024

Inspirada em capela de estilo barroco do século XVIII, foi inaugurada neste domingo (7) (Foto: Marcílio Costa/Gerando Notícias)

Foi inaugurada na tarde deste domingo (7) a capela de Sant’ana, na comunidade de Lagoa Nova, zona rural de Surubim. A programação do evento teve início com uma procissão às 16h, que saiu da Rua Lagoa Nova em direção à nova capela. Em seguida, foi celebrada uma missa campal pelo padre André Carlos.

Após a celebração, o Mestre Noé da Ciranda comandou uma ciranda no Parque dos Mamulengos Gigantes do Memorial dos Severinos.

SOBRE A CAPELA

A construção da igreja foi uma iniciativa de José Severino da Silva, o Mestre Zé Severino, após sonhar com a padroeira do lugar pedindo que uma capela fosse erguida no local onde sua imagem de madeira, vinda de Bom Jardim, foi deixada em 1850, em um antigo casarão de taipa demolido em 1948. Neste imóvel, nasceu em 1937, o Mestre Zé Severino, pai do artista Severino Iabá, idealizador do Parque dos Mamulengos Gigantes/ Memorial dos Severinos.

Inspirada em capela de estilo barroco do século XVIII, a construção teve a participação de Joel Severino da Silva (Mestre Joel Severino), Mestre Zé Severino, José Severino Ferreira da Silva e Luiz José dos Santos Barbosa.

Apesar de não ter sido construída na área destinada ao Memorial dos Severinos, a obra integra o patrimônio cultural e religioso dos habitantes da localidade, em especial, da família do Mestre Zé Severino.

A capela foi iniciada há dois anos com recursos da família do Mestre Zé Severino e colaboração de moradores da comunidade.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *