Encontro discute recuperação da Cajucultura
24/01/2018Após a visita à Embrapa em Pacajus de uma comitiva formada por técnicos e prefeitos do Agreste Setentrional em busca de formas de restaurar a cajucultura na região, realizou-se a primeira reunião local para avaliação daquele encontro.
Paulo Bandeira, assessor da Secretaria de Agricultura de Surubim, apresentou um planejamento circunstanciado ordenando os processos e as medidas necessárias para que se retomasse noutros níveis a cultura dos cajuais, beneficiando principalmente os agricultores familiares.
Discorreu sobre a necessidade de implantação de um jardim clonal que é uma sementeira onde se cultivam variedades de cajueiros mais produtivos. Eles são propagados através de enxertia, permitindo assim completa fidelidade às suas matrizes.
Para que a atividade seja alavancada faz-se indispensável a participação do poder público através das prefeituras que se propuseram a participar do projeto. Pelo menos no início o envolvimento dos gestores municipais é de fundamental importância.
Outra reunião foi acertada para a segunda metade do mês de janeiro quando se buscarão efetivar as articulações definindo o papel de cada prefeitura no conjunto de ações a serem implementadas.
Comentários