O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Domingo, 28 de Abril de 2024 05:30

Fórum socioambiental discute implantação de aterro sanitário

01/11/2017

Prefeita Ana Célia (ao lado do banner) e o secretário Carlos Maurício (último à direita) recepcionaram os participantes (Foto: Alian Aragão/ Prefeitura de Surubim)

Com o objetivo de estabelecer no município de Surubim um aterro sanitário, substituindo o lixão para onde se destinam hoje os resíduos sólidos municipais, a Prefeitura de Surubim através da Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano, promoveu o I Fórum Socioambiental no último dia de outubro.

O encontro realizado no auditório do Reserve Hotel contou em sua abertura com as presenças da prefeita Ana Célia e do secretário Carlos Maurício Guerra que deram as boas vindas aos presentes. Em seguida, o coordenador de projetos da NE Construções, Abelardo Ribeiro, empresa responsável pela elaboração e implantação do projeto, a presidente da CDL Roberta Aguiar Queiroz, os promotores de justiça André Barbosa de Menezes e Garibaldi Cavalcanti, discorreram sobre a importância do aterro sanitário. Falaram sobre a necessidade de se consolidarem parcerias entre todos os segmentos da comunidade para que fosse possível atingir plenamente os objetivos propostos.

Conforme ressaltou Abelardo Ribeiro o lixo tem em sua composição cerca de 30% de material reciclável e 60% de matéria orgânica que poderia ser transformada em adubo destinado à agricultura. Trata-se, portanto de um grande desperdício a não utilização racional e seletiva do lixo que é descartado a céu aberto nos conhecidos lixões.

Uma mesa redonda aprofundou essas questões abordando Políticas Públicas na Gestão de Resíduos Sólidos para a Administração Municipal. Foram debatedores, o Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente, o Dr. André Felipe Barbosa Menezes; a Gestora de Educação Ambiental e Agenda 21 da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Genilse  Gonçalves e o Gerente da Unidade de Controle e Esgotamento Sanitário- CPRH.

Trata-se de um grande desafio para a gestão de Ana Célia a concretização do aterro sanitário em Surubim, projeto que já vinha há algumas gestões municipais sendo adiado.

 

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *