O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Domingo, 28 de Abril de 2024 10:53

Exposição de Animais de Surubim não será realizada este ano

01/11/2017

Exposição não acontecerá em 2017 por falta de animais para participar do evento (Foto: Reprodução/ Blog Negócios & Informes)

Interrompendo um ciclo reiniciado em 2007, este ano não será realizada a Exposição de Animais de Surubim. A informação já foi divulgada oficialmente pelo presidente da Sociedade dos Criadores de Surubim (SCS), Joseildo Xavier, que alega a falta de gado para a promoção do evento. “Viemos de uma seca de cinco anos e não temos animais para realizar a exposição. Vamos nos preparar para fazer um bom evento em 2018”, afirma.

A exposição, tradicionalmente acontece em agosto, mas este ano, no final daquele mês, o então presidente da SCS, José Mariano Filho, mais conhecido por “Xoxô”, atual secretário de Agricultura, Indústria e Comércio do município, estava encerrando o seu mandato e anunciou que a mostra seria adiada para novembro, ocorrendo entre os dias 16 e 20. O motivo da mudança de data, foi o mesmo apresentado agora: a falta de animais.

Presidente da SCS, Josenildo Xavier: impacto provocado pela seca prejudicou o evento (Foto: Fernando Guerra)

Na verdade, a principal causa da ausência de gado para realizar a exposição, é o fato da maioria dos integrantes da SCS, ter abandonado a atividade pecuária, sobretudo pelas dificuldades impostas pelo severo e longo período de estiagem. Conta-se nos dedos de uma mão, quantos diretores da entidade continuaram criando.

O cancelamento do evento, além de quebrar uma sequência de  mais de uma década de exposições que foi retomada a duras penas após 17 anos de paralisações e sucateamento do Parque Senador Antônio Farias, traz enormes prejuízos à economia do município. Uma cadeia formada por pessoas que negociam com animais, barraqueiros, comerciantes, expositores de produtos agrícolas, artistas locais, enfim, a população como um todo fica prejudicada.

A Exposição de Animais de Surubim, completou em 2016, 41 edições, é uma das mais antigas do Estado. Na época áurea, foi considerada a segunda mais importante de Pernambuco, ficando atrás apenas da realizada no Parque de Exposição de Animais do Cordeiro, em Recife.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *