O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Domingo, 28 de Abril de 2024 07:54

Coren-PE interdita quatro setores do Hospital São Luiz; direção diz que atendimento não será interrompido

02/11/2017

Interdição não afeta setor de emergência da unidade de saúde (Foto: Reprodução/ Google Imagens)

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE) realizou a interdição ética dos profissionais de enfermagem dos setores de clínica médica, clínica cirúrgica, maternidade e pavilhão de pacientes crônicos Nossa Senhora de Fátima, no Hospital São Luiz, em Surubim. A interdição aconteceu na manhã desta terça-feira (31), devido à ausência de enfermeiros. Cada setor deveria funcionar com um profissional exclusivo, no entanto, apenas um enfermeiro é responsável por todas as áreas.

Em todos os setores foi verificada a ausência do enfermeiro durante seu horário de funcionamento. O Coren-PE informou que fica assegurada a assistência aos pacientes que já estiverem internados até o momento da interdição, bem como casos de emergência.

Para a presidente, a enfermeira Marcleide cavalcanti, a ausência de enfermeiros nesses quatro setores provoca além de uma assistência à saúde precária, a inviabilidade da atuação dos técnicos de enfermagem – que só podem atuar sob a supervisão do enfermeiro. Ela disse que o hospital vem sendo notificado desde julho de 2015 e a interdição, é o último recurso.

A presidente do Coren-PE disse ainda, que é dever do conselho preservar os técnicos de enfermagem de uma atuação sem supervisão e, desta forma, oferecer uma assistência de qualidade para população, livre de erros e imperícia que poderiam ocorrer devido à ausência de enfermeiro.

Por telefone, o diretor da unidade, o médico Gildo Ferreira Lima afirmou que já está buscando uma solução com o Coren-PE e que o atendimento à população não será prejudicado. “Apenas cirurgias eletivas, aquelas que são marcadas com antecedência devem ser adiadas. Os trabalhos na urgência e emergência, como a própria nota do Coren-PE diz, continuam normais.”

O diretor também declarou que o principal problema é financeiro e que 43 hospitais do Estado enfrentam a mesma dificuldade.”Não é uma questão isolada. Temos discutido o assunto com a direção de outros hospitais, mas o nosso departamento jurídico está mantendo reuniões com o Coren-PE para resolver a situação. Estamos em contato com o Conselho e acredito que até a próxima terça-feira chegaremos a uma solução”, finaliza.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Coren-PE

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *