O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sábado, 27 de Abril de 2024 02:40

Estrondo seguido de pequeno tremor de terra assusta moradores de Surubim

26/10/2017

Um estrondo seguido de um pequeno tremor de terra, ocorrido na manhã desta quarta-feira (25), assustou moradores de várias localidades de Surubim.  O impacto foi sentido principalmente no Loteamento São Tirso, Cohab 2 e nos bairros Santo Antônio e São Sebastião. Logo após o abalo, alguns moradores assustados, sem saber do que se tratava, ligaram para emissoras de rádio da cidade, procurando informações para o fato. Poucas horas depois, pessoas que residem próximo ao Loteamento Santa Luzia, localizado por trás do Parque de Vaquejada J. Galdino, relataram que o barulho e o tremor foram causados por uma detonação de pedras, realizada por uma empresa que executa obras de esgotamento sanitário na cidade.

Para esclarecer as dúvidas da população, se o abalo teria sido provocado pela explosão ou por um movimento natural do solo, a Rádio Integração FM, veiculou na tarde desta quinta-feira (26), uma entrevista com o geofísico Eduardo Menezes, do Laboratório da Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A instituição possui estações de monitoramento de sismos espalhadas em vários pontos do Nordeste e é referência no assunto. O especialista explicou que um dos sismógrafos, localizado na Bahia, registrou o abalo e que realmente se tratava de uma explosão. “Temos como distinguir um tremor natural de outro provocado por uma detonação. As ondas de cada evento são diferentes”, afirmou.

Ainda segundo informações do laboratório, a explosão aconteceu às 9h48, horário que não é habitual para esse tipo de procedimento. “Geralmente elas [as explosões] são realizadas no começo da manhã ou no final da tarde e pela carga utilizada os responsáveis deveriam ter avisado a população da cidade toda”, alertou.

Descartada a hipótese de sismo natural, Menezes lembrou que Surubim não possui histórico de tremores de terra. “ Temos equipamentos monitorando essa região há mais de 20 anos e nunca foi registrado nenhum tremor com epicentro aí ou próximo ao município”, finalizou.

 

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *