O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Domingo, 1 de Outubro de 2023 11:02

União Nordestina da Agropecuária (UNA) realiza encontro com pecuaristas

27/07/2023

“Zé Orlando”, como é mais conhecido, é o presidente da UNA (União Nordestina da Agropecuária) (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Fernando Guerra

Assuntos de alto interesse dos agropecuaristas serão avaliados, discutidos e debatidos durante o 2.º Encontro da União Nordestina da Agropecuária (UNA) que se realiza neste sábado, 29 de julho, a partir das 9h da manhã, no Privê Campo Grande, na PE-90, entre os municípios de Limoeiro e Lagoa do Carro.

O presidente da entidade, o pecuarista José Orlando Duarte, em entrevista concedida ao Correio do Agreste, mostrou-se surpreso com a alta repercussão do evento. Excelente articulador, “Zé Orlando”, como é mais conhecido, deu consistência e visibilidade à UNA que rapidamente chegou às três centenas de associados. Deve-se a ele, portanto, parte significativa do sucesso dessa instituição representativa, sobretudo, dos agropecuaristas de nossa região.

Um dos temas das palestras “Praga da Mosca do Estábulo” é um assunto de capital importância para os criadores de bovinos pois causa prejuízos enormes ao rebanho no tocante ao ganho de peso dos animais e redução da produção leiteira. O agravante de tudo isso é que até o momento não existem pesticidas capazes de combater essa praga. As medidas para controle desse inseto são de natureza preventiva e os debatedores, o Dr. João Tavares, coordenador da UNA Ambiental, a Dra. Liane Maranhão, pesquisadora do IPA e a Dra. Luciana Cantarelli, da Lógica Ambiental demonstrarão para os presentes os cuidados necessários para conter a propagação da mosca do estábulo.

Até o momento, essa praga ainda não se manifestou no município de Surubim, mas, segundo dizem, é uma questão de tempo. Faz-se necessário, portanto, tomar todas as medidas preventivas para retardar e até mesmo evitar que isso aconteça.

A segunda palestra sob o tema “Banco do Brasil e o novo plano Safra” enfocará como de interesse maior, as linhas de crédito rurais e a elaboração de projetos, além do próprio Plano Safra. Dois palestrantes discorrerão sobre o assunto, são eles o Dr. Milton, Superintendente do Crédito Rural de Banco do Brasil em Pernambuco e Rogério Terto proprietário da Agriconsult.

Por fim a palestra “Segurança no Campo” com o Cel. Vanildo Maranhão, ex-Comandante Geral da PMPE, abordará questões que dizem respeito às invasões de terra, assim como aos roubos e furtos de tratores, caminhões, gado, implementos agrícolas e até mesmo inseticidas. Também, na ocasião, um executivo da Intelbras, empresa de Santa Catarina, fará apresentação de drones e outras ferramentas mais modernas que poderão garantir maior tranquilidade e segurança aos proprietários rurais.

Homenagens

Após as palestras a UNA homenageará pessoas que contribuíram para as atividades rurais, sendo dois em memória e dois vivos. Entre os que não mais convivem conosco estão Rodolfo Moraes, considerado o melhor de todos os ex-presidentes da Sociedade Nordestina de Criadores e Fernando da Silveira Távora editor da Revista Nordeste Rural. Quanto aos personagens vivos encontramos a surubinense Cláudia Leal Brayner idealizadora da UNA e Alex Costa presidente do Sindileite e do Sindifrutas.

Após a palestra será servido um almoço de confraternização com presenças de lideranças políticas, Secretário de Agricultura de Pernambuco, Dr. Aloízio Ferraz, presidente da Adagro Raquel Melo de Miranda além de agropecuaristas e representantes da agroindústria pernambucana.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *