O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 12:51

Mamulengá 2023: confira a programação do evento que movimenta o Memorial dos Severinos no fim de semana

13/01/2023

O Memorial dos Severinos ou Parque dos Mamulengos Gigantes, fica localizado, em Lagoa Nova, a 3 km do Centro de Surubim. (Foto: Reprodução/ Facebook)

Terá início neste sábado (14), mais uma edição do Mamulengá, evento cultural realizado anualmente no Memorial dos Severinos, em Lagoa Nova, zona rural de Surubim. Durante dois dias, o espaço contará com apresentações de poesia, ciranda, côco de roda, mamulengos, exposições fotográficas e de arte, além de outras de atividades. A entrada é gratuita.

O Mamulengá acontece tradicionalmente em janeiro, período de férias do idealizador e fundador do Memorial dos Severinos, o artista plástico Severino Iabá, que é natural de Surubim, mas há quase três décadas mora em Minas Gerais. Esta é a terceira edição do evento, já que em 2021 o projeto não foi realizado devido à pandemia.

Para conferir a programação completa clique aqui.

Memorial dos Severinos

O Memorial dos Severinos ou Parque dos Mamulengos Gigantes, fica localizado a 3 km do Centro de Surubim. O espaço começou a ser construído em 2007 e conta com 10 estátuas, situadas em círculo, cada uma medindo cerca de 4 m, que representam os mamulengos e os retirantes nordestinos.

 “O nosso objetivo é resgatar e valorizar a cultura popular. É uma forma também de atender a um apelo de meus antepassados. Onde está sendo construído o parque, foi um local culturalmente ativo há cerca de um século. Meus avós e bisavós realizavam atividades culturais e religiosas lá”, destaca Iabá. A primeira etapa do Parque foi inaugurada em 2020.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *