O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 07:58

Surubim: Dia “D” da vacinação contra a raiva em cães e gatos será realizado em duas etapas

19/10/2022

A vacina é aplicada anualmente em cães e gatos a partir dos três meses de idade (Foto: Divulgação/ Reprodução)

O Dia “D” da vacinação contra a raiva em cães e gatos será realizado em duas etapas em Surubim, segundo informou a Vigilância Sanitária do município. A primeira etapa acontecerá neste sábado 22/10 e a segunda, no sábado seguinte, 29/10. Ainda conforme a Vigilância Sanitária, no dia 22/10 a campanha será promovida nos seguintes postos de vacinação, das 8h às 17h: Secretaria de Saúde, Academia da Cidade (Marista), USF Planalto, Escola Lourenço Ramos, USF Salgado, USF Nova Esperança e USF Diogo.

No dia 29/10 os postos de vacinação irão funcionar na USF da Vila da Cohab 2, USF da Chã do Marinheiro, Escola Ermelinda de Lucena Barbosa, Escola Maria Cecília, Escola Maria Amélia e Praça do Coqueiro, também das 8h às 17h.

A Vigilância Sanitária informou também que a zona rural já está sendo atendida em uma pré-campanha que teve início no dia 18/10 com previsão de término em 21/10. O órgão repassou ainda dicas importantes sobre a vacina que é aplicada anualmente em cães e gatos a partir dos três meses de idade, prenhas no cio ou amamentando. As doses são gratuitas.

Os proprietários devem se dirigir até os postos de vacinação levando a carteira de vacinação do animal. Cães e gatos que estejam doentes só podem ser imunizados após a reabilitação, neste caso, devem ser levados, quando curados até a Secretaria de Saúde.

Cães dóceis devem estar com coleira e guia e conduzidos por pessoas de tamanho suficiente para controlá-los e contê-los no momento da aplicação da vacina. Já os animais bravos devem usar focinheira. Crianças não podem levar animais para vacinar.

A raiva é uma doença fatal que atinge animais e seres humanos, sendo transmitida através da saliva de cães e gatos, pela mordedura, lambedura ou arranhadura. Nestes casos, é preciso levar a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para a notificação do acidente e início do esquema vacinal.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *