O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 05:16

O recado das urnas: quem sai fortalecido e enfraquecido das Eleições 2022 em Surubim

03/10/2022

Rodrigo Farias, Chaparral, Gustavo Gouveia e Dr. Valdi. Votação desses candidatos em Surubim foi cercada de grande expectativa (Fotos: Reprodução/ Google Imagens)

Toda eleição é assim. Líderes e seus grupos políticos se fortalecem ou saem enfraquecidos das urnas. Em Surubim, a expectativa para as eleições deste ano se concentrou na votação para deputado estadual. Qual seria o mais votado? O candidato da prefeita Ana Célia ou Chaparral que foi abandonado pelo ex-prefeito Flávio Nóbrega faltando menos de três meses para a eleição?  Ou ainda Gustavo Gouveia, que passou  a contar com o apoio de Flávio e do ex-prefeito Túlio Vieira? As especulações eram muitas.

Apurados os votos, Ana Célia conseguiu fazer com que todos os seus candidatos fossem majoritários no município. Danilo Cabral, primo da prefeita, que disputou o governo, teve 10.382 votos (32,34%);  Teresa Leitão para o senado, conquistou 14.726 (52%), já Pedro Campos que concorreu ao cargo de deputado federal chegou aos 8.733 votos (27,75%) e Rodrigo Farias, que se elegeu deputado estadual, teve a preferência de 8.152 eleitores (25.12%).

Chaparral foi a grande surpresa deste pleito, conquistando 7.606 votos (23,44%) ficando atrás de Rodrigo Farias por uma diferença de 546 sufrágios. A expectativa sobre a votação de Chaparral aumentou depois que Flávio Nóbrega, considerado um forte cabo eleitoral, passou a apoiar Gustavo Gouveia no começo de agosto deste ano. Gouveia, que já contava com o apoio do ex-prefeito Túlio Vieira, obteve 2.005 votos (6,18%), ocupando a terceira colocação. Mesmo com o apoio de Flávio e Túlio a votação dele diminuiu, se comparada a 2018. Naquela ocasião, ele teve 2.607 votos. Outro candidato também apoiado por Flávio e Túlio e que praticamente repetiu a votação da eleição passada, foi o deputado federal Ricardo Teobaldo, que passou de 2.381 para 2.620 votos. Teobaldo não foi reeleito.

Com o rompimento de Flávio Nóbrega, Chaparral conseguiu manter a maior parte das lideranças que acompanhavam o ex-prefeito e conquistou mais apoios como o dos ex-prefeitos Murilo Barbosa e José Arruda, do ex-vice-prefeito Fábio Barbosa, dos ex-vereadores, Josafá Vasconcelos, Gilson do Banco e Salatiel Lima. Além de ter demonstrado força política local, sendo o segundo melhor colocado em Surubim, Chaparral foi o 9.º mais votado no Estado, alcançando 66.842 votos. Em 2018, a atual prefeita de Casinhas, Juliana Aguiar, esposa dele, concorreu ao mesmo cargo e teve 3.479 votos em Surubim, ficando na terceira posição. Em 2022, o marido mais do que dobrou essa votação.

O maior prejudicado nesta eleição foi o ex-deputado estadual Dr. Valdi, que em 2018 foi o segundo mais votado em Surubim, com 3.904 votos e agora ficou na 5.ª colocação com 1.485, atrás de Doriel Barros, que era apoiado pela vereadora Ivete do Sindicato. Dr. Valdi não se saiu bem nem mesmo na sua terra natal, Vertente do Lério, onde foi o terceiro colocado com 960 votos. Ele não se elegeu.

Como no Brasil, quando termina uma eleição imediatamente se começa a falar na próxima, já surgem comentários sobre possíveis candidatos a prefeito de Surubim, mas isso é uma discussão precoce porque passa pelo segundo turno da eleição estadual que será disputada entre Marília Arraes e Raquel Lyra. Marília Arraes, tem Túlio Vieira como aliado de primeira hora. Flávio se aliou a Raquel Lyra antes mesmo da campanha. Chaparral deve seguir com Raquel, já que o candidato a governador que foi apoiado por ele, Miguel Coelho, anunciou que votará na tucana. Ana Célia aguarda posição do PSB que ainda não divulgou se vai apoiar uma das duas ou ficará neutro. As urnas deram seu recado, vamos agora aguardar os desdobramentos desse pleito.

Confira os resultados das Eleições 2022 em Surubim clicando aqui.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *