Estátua do Boi Surubim é alvo de vandalismo pela terceira vez; decoração junina também foi danificada
22/06/2022
A peça, que lembra a origem do nome do município, foi danificada na parte que representa as costas e a barriga do animal (Foto: Lulu/ Surubim News)
Pela terceira vez, a estátua do Boi Surubim sendo devorado por uma onça, localizada no Trevo Rodoviário da cidade é alvo de vandalismo. Os danos foram percebidos nesta terça-feira (21). A peça, que lembra a origem do nome do município, foi danificada na parte que representa as costas e a barriga do animal. A estátua é oca e o revestimento foi quebrado formando um grande buraco.
Em janeiro de 2011, o monumento foi arrancado do local e completamente destruído. Meses antes, já havia sido parcialmente avariado quando a representação da onça teve a cauda quebrada. A estátua foi instalada em setembro de 2010, durante o aniversário de Surubim.
Além desses danos, também foram registradas cenas de vandalismo na decoração da Vila Cultural, espaço montado para os festejos juninos no Centro da cidade.
Nesta quarta-feira (22) a Prefeitura de Surubim emitiu uma nota afirmando que lamenta e repudia os casos registrados de vandalismo e depredação contra o patrimônio artístico da cidade, nos últimos dias.
O governo municipal disse ainda que os danos causados, tanto à estátua do Boi Surubim, quanto à decoração junina no Polo Vila Cultural, são frutos de ações criminosas e que o material danificado será reparado, mas os danos representam prejuízos ao erário público, composto pelo dinheiro dos impostos pagos por todos os surubinenses.
A Prefeitura finalizou o texto destacando ainda que é dever de toda a comunidade zelar e preservar o patrimônio público e solicitou que caso alguém presencie ações de vândalos, procure as autoridades para que as medidas devidas sejam tomadas. Até agora não há informações sobre quem provocou os danos.
Comentários