Surubim: caso suspeito de intoxicação por metanol é notificado, mas exames descartam contaminação
09/10/2025O boletim da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES – PE), divulgado na tarde desta quinta-feira (9) registra uma morte suspeita de intoxicação por metanol em Surubim, mas exames realizados pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru descartaram essa hipótese, informou a Vigilância Sanitária Municipal.
O caso envolveu um morador do Centro da cidade que passou a noite da segunda-feira (6), ingerindo bebida alcoólica e, na manhã da última terça-feira (7), deu entrada na emergência do Hospital São Luiz após sofrer duas convulsões. Apesar dos esforços da equipe médica, o paciente não resistiu.
Diante do quadro clínico, o médico responsável pelo atendimento, acionou a Vigilância Sanitária do município – que registrou o caso como suspeito de intoxicação por metanol – e encaminhou o corpo ao IML para análise. Os exames laboratoriais, no entanto, descartaram qualquer contaminação por substâncias tóxicas e indicaram que o falecimento ocorreu por infarto agudo do miocárdio.
João Alfredo
No mesmo boletim, foi informado que a morte de Ronaldo de Lima Melo, morador de João Alfredo, não foi causada por metanol. Ele morreu na terça-feira (30/09) no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru e o caso era investigado como suspeito. A declaração de óbito de Ronaldo apontou choque séptico, insuficiência hepática, cirrose e etilismo.
Comentários