Surubim recupera sua Exposição de Animais
10/09/2025
Prefeito Cleber Chaparral discursa na abertura da exposição (Foto: Robson Arruda/ Divulgação)
A 46ª Exposição de Animais de Surubim, Edição Dr. José Nivaldo Barbosa, está sendo considerada como a melhor exposição dos últimos tempos pelos pecuaristas e a atual diretoria da Sociedade dos Criadores.
Sendo uma das melhores entre todas realizadas no município nos últimos 20 anos, pode-se afirmar que elas voltaram ao nível das grandes exposições do passado. Um público considerável prestigiou a mostra pecuária com participação significativa das escolas do município.
Há de se ressaltar que sua programação cultural com Ciclo de Palestras, cursos, Festival de Violeiros, apresentações de bandas, programação infantil, incluindo o grande número de animais, com todas as baias ocupadas, ultrapassaram as expectativas. Faz-se importante destacar a qualidade genética dos animais, sobretudo do gado Nelore e Gir Leiteiro. Em decorrência do ranqueamento dessas duas raças zebuínas, os melhores criadores, não apenas de Pernambuco, mas, do Nordeste, se fizeram presentes com seus plantéis de alta qualificação.

Campeão da Raça Gir – AREZZO FIV AGROGIR – ZGI165 – Expositor: Eduardo Jorge Lucena – Fazenda Recreio – Limoeiro – PE (Foto: Vera Lucena/ Divulgação)
Sobre a bem-sucedida exposição, o presidente da Sociedade dos Criadores, Fernando Guerra, fez questão de enfatizar um conjunto de parcerias com a UNA e com a ASSOGIL, além da participação da Prefeitura, sob o comando do prefeito Cléber Chaparral, que disponibilizou as secretarias de Infraestrutura e de Agricultura, assim como a Diretoria de Cultura, que não mediram esforços para atender as demandas que um empreendimento desse porte exige.
Pessoas certas nos lugares certos e comprometidas com a organização, como o presidente da União Nordestina da Agropecuária – UNA, (também conselheiro da Sociedade dos Criadores), José Orlando Duarte, que desenvolveu uma intensa mobilização para o acolhimento dos expositores, tanto quanto o presidente da Associação dos Criadores do Gir Leiteiro – ASSOGIL, Glauber Barbosa, que igualmente organizou a distribuição dos espaços no parque. Como efeito imediato, viu-se um ordenamento dos stands, área de lazer, etc. Por outro lado, Gianna Lucena cuidou do Ciclo de Palestras enquanto Marcelo Aguiar trouxe para a festa a alegria das crianças, além de cuidar do setor de caprinocultura. Aldo Leal, nos bastidores, dedicou-se à organização burocrática da mostra habilitando a Sociedade dos Criadores junto ao Governo do Estado.
As apresentações musicais foram a tônica da festa. Já na abertura, houve uma homenagem ao Dr. José Nivaldo Barbosa, com o descerramento de uma placa que denomina de Casa Dr. José Nivaldo a sede da Sociedade dos Criadores de Surubim. A cerimônia contou com a presença de autoridades e apresentações da Orquestra Instrumental Surubinense e do conjunto Chorinho da Roça. Subiram ao palco nas noites seguintes, Alex Nascimento, cantor Loirão, Fabinho Moral, Capim com Mel, DJ Vapor e Mastigados do Forró.
A divulgação do evento foi um dos pontos altos pois, mereceu uma página inteira na revista Nelore (de veiculação nacional) e também teve citação no Programa Globo Rural. A programação visual da exposição deve-se à agência USIMAGEM dirigida pelo designer Leonardo Lima que deu um toque de qualidade aos cartazes, convites e banners.

Fernando Guerra ladeado por Raimundo Caetano e Rogério Menezes, dupla campeã do 29° Festival de Violeiros de Surubim ( Foto: Fernando Fotógrafo/ Divulgação)
O 29º Festival de Violeiros de Surubim, que é um dos mais tradicionais do estado, incluído na grade de programações culturais da exposição, foi um dos destaques das apresentações noturnas. Os grandes nomes da cantoria de repente representando o Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Paraíba e Pernambuco abrilhantaram a noitada. Nomes como Raimundo Caetano, Rogério Menezes, Jonas Bezerra, Ismael Pereira, João Lourenço, Hipólito Moura, Edvaldo Zuzu, Daniel Olímpio, Jairo Silva, Jeferson Silva, Felipe Pereira, André Santos, Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa disputaram entre si o título de Melhor Dupla. Coube aos repentistas Raimundo Caetano e Rogério Menezes o primeiro lugar, enquanto João Lourenço e Hipólito Moura ficaram om a segunda colocação. O festival homenageou o repentista Antônio Estado, que completaria 100 anos em 2025.
Entre os animais, chamaram a atenção os búfalos e os cães da raça Pit Monster, uma linhagem brasileira, que diferentemente da raça Pitbull, são muito dóceis.
Grande número de pôneis fizeram a alegria da criançada e além do gado Nelore e Gir Leiteiro, registraram-se animais das raças Holandesa, Jersey e Guzerá. Também foram anotadas as raças de caprinos Boer e Saanen e Dorper entre os ovinos. Já suínos das raças Duroc e Petrain passaram a integrar a exposição, embora de forma inicial, com pouca representatividade o conjunto dos animais expostos. Faltaram as aves porque estão proibidas de participar de feiras e exposições. Tudo indica, entretanto, que essa proibição não se manterá até o próximo ano.







Comentários