O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Domingo, 21 de Setembro de 2025 04:35

Homenagem a Seu Dão Galdino na Vila Forró traz informações incorretas

14/06/2025

Levantamento histórico sobre Seu Dão Galdino está na frente do prédio da Prefeitura, na Vila Forró (Foto: Fernando Guerra)

Fernando Guerra

Pode-se afirmar que no tocante aos festejos juninos, o prefeito Cléber Chaparral é um divisor de águas. Esqueçam tudo o que se fez antes. A mediocridade dos prefeitos anteriores, quando promoveram as festas de fogueira em Surubim, faz vergonha se compararmos com a grandiosidade da programação do atual prefeito.

No entanto, alguns pontos da atual gestão teimam em repetir os erros dos seus antecessores.

Assim deu-se com as podações de árvores como as que se encontram à frente da Estefânia Farias. Mas, voltemos ao São João. Tudo muito bem organizado e de bom gosto desde a decoração da cidade à Vila Forró. A escolha dos homenageados, Seu Dão Galdino e Olavo Sanfoneiro também foi criteriosa, entretanto, o levantamento histórico de Seu Dão Galdino foi um desastre. Está ali, bem em frente ao prédio da prefeitura. São erros grosseiros. Vamos aos fatos.

Quando Seu Dão fez sua primeira vaquejada na cidade de Surubim, em 1971 e não em 1960, a vaquejada de Surubim já era conhecida no Brasil inteiro. A revista O Cruzeiro a mais importante do país na época, no ano de 1949, dedicou à nossas corridas de mourão nada menos que onze páginas. Além disso o Ministério da Agricultura realizou um filme documentário sobre ela que passou em todos os cinemas nacionais, do Rio Grande do Sul ao extremo norte, num tempo em que não existia televisão e o cinema era a grande diversão dos brasileiros.

O que ocorreu foi que naquele início da década de 1970, os maiores promotores das vaquejadas surubinenses, por questões pessoais, as deixaram de lado.

Mas, na verdade, o mérito de Seu Dão foi entender as mudanças no mundo das corridas de gado. Começou a construir o seu Parque no ano de 1972 inaugurando-o naquele ano e com a ajuda de sua família, deu continuidade à Vaquejada de Surubim naquele espaço até os dias de hoje.

Outra coisa, para completar. A primeira vaquejada de Surubim realizou-se no ano de 1937 e mereceu grande destaque no Diário de Pernambuco, fato que se constituiu no registro de nascimento da primeira vaquejada do Brasil. Naquele ano, só por curiosidade, Seu Dão Galdino, morador do Sítio Brás, em nosso município, contava com apenas 8 anos, e não podia sequer imaginar que um dia comandaria as vaquejadas surubinenses.

* Autor do livro “Memória das Vaquejadas de Surubim”
 

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *