Na data de hoje 200 anos atrás: Divisão da Confederação do Equador chega em Surubim e Cumaru
28/09/2024Na continuidade da publicação de textos do historiador Fernando Guerra extraídos do seu trabalho “O Agreste Setentrional e a Confederação do Equador”, na postagem de hoje, iremos falar sobre a chegada da Divisão da Confederação do Equador nos atuais municípios de Surubim e Cumaru.
SURUBIM

Ponte sobre o Rio Cai-Aí separando os municípios de Salgadinho e Surubim. Em primeiro plano, pequeno lago formado pelo Rio Capibaribe. (Foto: Fernando Guerra)
Depois de passarem pelo Espinho Preto, Canafístula e Pedra Tapada, no dia 28 de setembro de 1824, a Divisão da Confederação do Equador atravessou o leito seco do Rio Cai-Aí, principal tributário do Capibaribe pela sua margem esquerda, adentrando terras hoje pertencentes ao município de Surubim.
Como se viu, Caneca não fez nenhuma referência a Salgadinho hoje município emancipado, cidade entre Pedra Tapada e Malhadinha, às margens do Capibaribe.
CUMARU

Capela de Malhadinha no município de Cumaru. Foi construída em 1800, por José Francisco d’Arruda com a permissão do bispo D. Azeredo Coutinho. Nessa localidade as tropas pernoitaram em 28 de setembro de 1824. (Foto: Fernando Guerra)
Mais adiante, passaram para o lado oposto do Capibaribe, com pouca água, decorrente do período da estiagem do verão, à sua margem direita e foram jantar em Malhadinha, município de Cumaru que “é uma pequena povoação na borda esquerda do Capibaribe (considerando-se o fluxo desse rio, está à sua margem direita) com uma pequena igreja cuja architetura e das casas é a commum em todos os matos. A maior parte das casas são de taipas e mal construídas (sic) ”. Nesse local passaram o restante do dia e pernoitaram.
Comentários