O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024 08:29

O combativo e já saudoso Dr. Alex Fernando da Silva

01/06/2024

Dr. Alex Fernando, de 34 anos, faleceu neste sábado (1.º), no Hospital da Restauração, no Recife (Foto: Reprodução/ Instagram)

Na manhã deste sábado (1.°) a população de Surubim recebeu a notícia do falecimento do advogado Alex Fernando da Silva, de 34 anos. Dr. Alex,  como era mais conhecido, estava internado desde o começo desta semana no Hospital da Restauração, no Recife. Ele ingeriu uma grande quantidade de comprimidos e já deu entrada em estado grave no Hospital São Luiz, em Surubim, onde recebeu os primeiros atendimentos. Dr. Alex enfrentava um forte quadro de depressão, doença silenciosa, que muitas vezes, não apresenta sintomas perceptíveis às pessoas do convívio social de quem dela padece e por isso tem ceifado muitas vidas. Vidas como a de Dr. Alex, um advogado combativo que se dedicava de maneira quase passional às causas que abraçava.

De família humilde, Dr. Alex era natural de Bom Jardim, foi criado no Sítio Jurema, na zona rural do município. Passou fome, trabalhou descarregando caminhões enquanto estudava Direito e conseguiu se formar em 2013, pela Faculdade Metropolitana do Grande Recife.

Chega a Surubim no final de 2015 e no ano seguinte se candidata a vereador pelo Psol (Partido Socialismo e Liberdade) do qual chegou a ser presidente municipal. Em 2020, foi candidato a prefeito pela mesma sigla, se desfilando em 2021. Mas além da atuação na política, Dr. Alex se tornou conhecido pela defesa de causas de interesse público, como o tombamento da antiga Usina Farias e a mobilização junto ao Procon para impedir a cobrança de preços abusivos na Vaquejada. Foi o advogado da ação popular que impediu o aumento de até 60% no salário dos cargos de prefeito, vice, secretários municipais e vereadores. Também sugeriu projetos de lei a exemplo do que cria a “Medalha de Reconhecimento e Mérito Dr. Evandro Cavalcanti” e o que proíbe a contratação e homenagens a agressores condenados nos termos da Lei Maria da Penha.

Era Pós-graduado em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo, Previdenciário e Tributário pela Associação Caruaruense de Ensino Superior – ASCES (2020). Foi presidente da Comissão de Relação de Consumo da Subsecção da OAB Surubim (2017); Assessor Jurídico dos Conselhos de Direito do Município de Surubim (2017). Conselheiro Fiscal do Instituto de Protagonismo Juvenil – IPJ (2016). Membro Cofundador da Confraria Jurídica de Surubim (2017). Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB Surubim (2019). Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Surubim – COMDEMAS (2021) e também palestrante na área de Direito e Direito Sociais. Atuava na área de Direito Público, do Consumidor, Penal, de Família e Sucessões, Trabalhista e Administrativo.

A prefeita de Surubim Ana Célia e a OAB Surubim emitiram nota de pesar pelo falecimento de Dr. Alex Fernando.

O corpo foi liberado do Instituto de Medicina Legal (IML), em Recife, neste domingo (2) e será velado na Funerária Girassol Master, no Centro de Surubim até 16h desta segunda-feira (3), de onde o cortejo sairá para o Cemitério do distrito de Tamboatá, em Bom Jardim.

NOTA DA REDAÇÃO: Se voce está pensando em suicídio, fale, procure ajuda com alguém de sua confiança ou busque auxilio profissional. Falar é a melhor solução. Todos os suicídios podem ser evitados. Encontre ajuda ligando para o Centro de Valorização da Vida (CVV), no número 188. O atendimento é realizado 24h. Sua vida é muito importante.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *