O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Domingo, 28 de Abril de 2024 10:30

Surubim registra chuvas abaixo da média nos primeiros meses do ano

25/02/2024

Mesmo com 7,15% da capacidade, barragem de Jucazinho pode abastecer a população por pelo menos 12 meses, garante a Compesa (Foto: Lulu/ Surubim News)

As chuvas em Surubim neste começo de ano, tem ficado abaixo da média histórica, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Em janeiro, a média é de 33.1 mm, no entanto, choveu apenas 7,4 mm ou 22% do volume esperado. Fevereiro ainda não terminou, mas também caminha para ficar com precipitações abaixo da média, embora com um número melhor do que o de janeiro. Até agora, faltando quatro dias para terminar o mês, choveu 25,5 mm o que representa 67% dos 38,2 mm aguardados para este período.

A barragem de Jucazinho, está com 7,15% da capacidade, mas ainda assim, a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) garante o abastecimento da população por pelo menos 12 meses, considerando que o reservatório tem uma queda anual de volume em torno de 5% e pode ter água retirada até 0,2%, que é o limite máximo do chamado “volume morto”.

Ainda de acordo com a Apac, a previsão para o trimestre fevereiro-março-abril/2024 indica acumulado de chuva variando de normal a abaixo da normal climatológica aqui no Agreste.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *