O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Domingo, 28 de Abril de 2024 09:41

Em Surubim, irregularidade de chuvas prejudica qualidade da lavoura

10/06/2023

Plantações de milho começaram a apresentar cor amarelada por falta de chuva, na zona rural de Surubim, (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

O inverno irregular tem causado preocupação nos agricultores de Surubim. Desde o final de março, quando foram iniciadas as plantações de milho e feijão, as chuvas não têm sido constantes. Chove de forma razoável em um dia e depois há intervalos de uma semana de sol forte ou com chuviscos apenas. Essas situações climáticas vêm se repetindo sobretudo a partir de maio, mês em que as chuvas ficaram abaixo da média. Se esperava no mínimo 76,5 mm, choveu 63 mm, segundo dados do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), ou seja, 82% do que era aguardado.

O fenômeno atrasa o desenvolvimento da lavoura, prejudicando a qualidade da safra. “A plantação já estava ‘amarelando’. Mesmo voltando a chover a espiga não vai ser tão boa como seria se estivesse chovendo bem. Estamos no mês de São João, era pra estar colhendo, mas o milho ainda não está no ponto”, afirma o agricultor José Andrade, morador da comunidade do Mimoso, zona rural do município. Por conta disso, na próxima segunda-feira (12), véspera de Santo Antônio, dia de fogueira e data em que o consumo do milho aumenta, a maior parte do produto que será comercializado na feira livre de Surubim, virá de outras regiões. “Vamos rezar pra Junho ser bom de chuva e a gente comer o milho que plantou mais na frente”, concluiu.

Previsão

Nesta sexta-feira (9) voltou a chover, foram 21,4 mm, reanimando a esperança dos agricultores, de pelo menos, não perderem a lavoura, já que Junho é o mês mais chuvoso do ano. A média é de 99,1 mm de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e conforme a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), a previsão para o período é de chuvas dentro do normal.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *