O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 07:55

Chuvas em Surubim na madrugada desta terça-feira (23) foram a “salvação da lavoura”

23/05/2023

Há dias, as plantações vinham enfrentando sol forte, já começavam a apresentar sinais da falta de água e sofrer com ação de pragas como lagartas (Foto: Alan Lucena)

As chuvas que caíram em Surubim na madrugada desta terça-feira (23), foram a verdadeira “salvação da lavoura”, como se diz na linguagem popular. Há dias, as plantações de milho e feijão vinham enfrentando sol forte, já começavam a apresentar sinais da falta de água e sofrer com ação de pragas como lagartas. Para ser ter idéia da escassez de chuvas em maio, até o domingo (21) havia chovido 22,6 mm no município, segundo o IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), enquanto o esperado para o mês são 76,5 mm. Isso significa que faltando dez dias para maio terminar só havia chovido até então 29,5% da média histórica.

Nas últimas 24h, de acordo com a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) o acumulado foi de 31 mm, sendo as precipitações mais intensas ocorridas na madrugada. Agora o somatório de chuvas no mês chega a 53,6 mm, 70% do que se espera para o período, reacendendo a esperança dos agricultores em uma boa safra.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *