O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quarta-Feira, 1 de Maio de 2024 10:59

Irmão Antônio Aguiar, ex-diretor do Colégio Marista Pio XII, falece aos 97 anos

25/08/2017

Irmão Aguiar faleceu nesta sexta-feira (25), aos 97 anos, em Recife (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Faleceu na manhã desta sexta-feira (25), aos 97 anos, no Hospital Esperança em Recife,  o irmão Marista Antônio Araújo de Aguiar, ex-diretor do Colégio Pio XII, de Surubim. A morte foi ocasionada por uma pneumonia, segundo a equipe médica que atendia o religioso. Nascido em Orobó no dia 7 de julho de 1920, Irmão Aguiar, como era mais conhecido, veio de uma família com vários parentes que seguiram a vocação religiosa. Três dos seus tios e um irmão, foram Maristas. Ele era sobrinho do Irmão Bernardo Aguiar, também ex-diretor do Colégio Pio XII e um dos fundadores do educandário, ao lado do monsenhor Luiz Ferreira Lima.

Irmão Aguiar dirigiu o estabelecimento de ensino de 1969 a 1974, depois trabalhou nas cidades de Bonfim (BA), Maceió (AL), Lagoa Seca (PB), São Luis (MA), Balsas (MA), Aracati (CE), por duas vezes em Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Nestes locais, atuou como professor, coordenador, superior de comunidade e diretor de colégio. Em 2012, voltou a morar em Surubim, onde permaneceu por três anos. “Nosso querido Irmão Aguiar viveu seu último apostolado junto às crianças e os jovens onde comprovou a profecia do salmista que reza, mesmo na velhice darão frutos e foi isso que ele fez nestes três anos de vivência em Surubim cidade que amava de paixão e era sua segunda cidade natal e do coração”, comentou o Irmão Gerson de Lima, diretor do Colégio Pio XII.

Atualmente, irmão Aguiar residia no Recanto Marista Nazaré, no Bairro de Apipucos, em Recife. A unidade é uma casa de acolhimento para os religiosos da congregação que estão em idade avançada. Em nota publicada nas redes sociais, a direção, funcionários e alunos do colégio lamentaram o falecimento do religioso:

A sua presença na escola sempre foi sinônimo de alegria, entusiasmo e vitalidade. As suas palavras ecoando pelo som do colégio faziam com que todos sentissem a força da fé de um homem que dedicou a sua vida para realizar o sonho de Champagnat: Tornar Jesus Cristo conhecido, amado e seguido por meio da educação.

Hoje aos 97 anos, volta aos braços do Pai e da Boa Mãe, por quem manteve um amor filial até o fim. Deixa-nos o legado de doação e seriedade. Um testemunho de fé e devoção pela Virgem Maria.

Que sejas acolhido no céu querido irmão e que na terra possamos guardar seu exemplo de fidelidade ao carisma e serviço ao próximo”.

O velório acontece no próprio Recanto Marista Nazaré e o sepultamento ocorrerá neste sábado (26), às 10h, no Cemitério de Apipucos. Em agosto de 2016, Irmão Aguiar concedeu uma entrevista ao site da congregração Marista, na qual fala, entre outros assuntos, sobre a sua vida e o apego a Surubim. Confira clicando aqui.

 

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *