O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 03:32

Barragem de Jucazinho começa 2023 com 14% da capacidade de acumulação

08/01/2023

Barragem de Jucazinho teve acréscimo de pouco mais de 5% no seu volume em 2022 (Foto: Lulu/ Surubim News)

A Barragem de Jucazinho iniciou o ano com 14% de sua capacidade de acumulação o que representa 29 milhões de m³. Segundo a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), que faz a operação do reservatório, esse volume é mais do que suficiente para o abastecimento da população até o próximo inverno, previsto para ter início entre março e abril, quando se espera que o nível da barragem aumente.

Não é uma marca preocupante, já que em 2019 por exemplo, o reservatório terminou o ano com apenas 2,74 milhões de m³ (1,33%) e em dezembro de 2016 estava completamente seco só voltando a abastecer a região em abril de 2018, quando atingiu pouco mais de 2%.

Em 2022, o nível de Jucazinho subiu apenas 5% saindo de 14% no final de maio para 19% em julho, quando se estabilizou e a partir daí começou a cair. A capacidade total do manancial é de 204,82 milhões de m³.

Ainda de acordo com a Compesa, mesmo que Jucazinho não receba muita água na próxima estação chuvosa, há uma estimativa de que o volume acumulado possa ser utilizado até pelo menos o último trimestre deste ano ou o início de 2024, dependendo da vazão de retirada. Mas também segundo técnicos da Companhia, se o volume acumulado baixar de forma significativa, a tendência é que algumas cidades que possuem outro manancial para abastecimento deixem de ser atendidas pelo Sistema Jucazinho.

Atualmente a barragem abastece as cidades de Surubim, Casinhas, Frei Miguelinho, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Salgadinho, Passira, Cumaru, Toritama, Bezerros, Riacho das Almas e Caruaru.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *