Câmara de Vereadores de Surubim homenageia Capiba
08/12/2025
Vereadores presentes à sessão que homenageou Capiba (Foto: Lulu/ Surubim News)
Ao término deste ano legislativo, a Câmara de Vereadores de Surubim, num gesto de reconhecimento aos valores culturais do município, concedeu Votos de Aplausos a um de seus filhos mais ilustres. Coube a Lourenço da Fonseca Barbosa, o grande compositor Capiba, começar essas homenagens que certamente terão continuidade com Chacrinha e provavelmente seguirão com José Irineu Cabral, fundador e primeiro presidente da EMBRAPA.
Essa iniciativa foi decorrente de requerimento apresentado pelo vereador Murilo Barbosa na sessão ocorrida no dia 4/12 e mereceu a melhor das acolhidas entre os edis surubinenses. Murilo, em seguida ao seu pronunciamento com a exposição de motivos, fez entrega a Fernando Guerra, representando a Associação Capiba, uma plaqueta comemorativa ao evento.
Filho do maestro Severino Atanásio de Sousa Barbosa, Capiba nasceu no dia 28 de outubro de 1904 em uma casa à Rua Sete de Setembro, onde, até recentemente, encontrava-se uma placa alusiva ao seu nascimento que foi inexplicavelmente retirada da parede do prédio atual, pelo seu proprietário.

Fernando Guerra, representando a Associação Cultura Capiba recebe placa de homenagem das mãos do vereador Murilo Barbosa (Foto: Lulu/ Surubim News)
Considerado o maior compositor de frevos do país, Capiba encontra-se entre os gênios da música brasileira pela sua versatilidade, tendo, além composições em quase todos os gêneros musicais de sua época, feito incursões pela música erudita compondo um concerto para piano, outro para flauta, um trio para violino e violoncelo e uma suíte para piano. Em 1970 quando Ariano Suassuna lançou o Movimento Armorial foi um dos seus principais compositores.
No último dia do ano de 1997, veio a falecer em Recife, mas, sua memória continuará sempre viva como o maior compositor pernambucano do século XX. Seu acervo com mais de 5000 itens onde se incluem centenas de partituras, troféus, documentos, fotos e, inclusive, o piano inseparável onde fazia suas composições, foi preservado pela sua viúva Zezita Barbosa que após a morte de seu marido decidiu morar em Surubim e trouxe consigo todo esse valioso legado que enriquece a cultura do município.







Comentários