O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sábado, 20 de Abril de 2024 05:35

Grupo Capiba se apresenta nesta quinta-feira (1.º) na Praça Dídimo Carneiro

01/11/2018

Apresentação do Grupo Capiba acontecerá às 20h, após a missa da Matriz de São José (Foto: Reprodução/ YouTube)

O grupo Capiba, da Associação Cultural Capiba, se apresenta nesta quinta-feira (1.º), na Praça Dídimo Carneiro, a partir das 20h, logo após a celebração da missa na Matriz de São José. A apresentação lembra os 114 do compositor, nascido em Surubim no dia 28 de outubro de 1904. “Não realizamos o evento na data do aniversário de Capiba porque coincidiu com o segundo turno da eleição”, explica Beto França, um dos integrantes do grupo.

O Grupo Capiba originou-se a partir da Escola de Música mantida pela associação que leva o nome do compositor. O espaço de ensino foi criado em 2009, um ano após a instituição ser fundada, e durante esse período já promoveu vários cursos ministrados por professores locais e instrutores do Conservatório Pernambucano de Música. Atualmente, a escola funciona na Rua Major Prisciliano da Mota Silveira N.º 361, no Bairro de São José.

Inscrições abertas

A Escola de Música da Associação Cultural Capiba está com inscrições abertas para aulas práticas de saxofone e clarinete tendo como professor o maestro Mac Sedícias. As aulas são gratuitas e se realizam todas as terças e quartas feiras das 8h às 12h e das 14h às 18h30. As inscrições devem ser feitas na sede da Escola.

O professor Mac Sedícias é um dos melhores músicos da região. Sua trajetória teve início com o professor Lula Barbosa na cidade de Bom Jardim na Banda do Grêmio Lítero Musical Bonjardinense tendo como primeiro instrumento o sax barítono. Participou de aulas com o maestro Dimas Sedícias, Manoel Agostinho, Edson Rodrigues e oficinas de música com o maestro Juliano Barbosa. Fez Master Class com os saxofonistas Cacá Malaquias, Gilmar Black, entre outros. Tem curso técnico em saxofone pelo Centro Estadual de Criatividade Musical do Recife. Foi professor na banda do Grêmio Lítero-Musical Bonjardinense, Banda D. Bosco de João Alfredo além do Projeto Musical Levino Ferreira e Música nas Escolas em Bom Jardim.

Participou de várias formações musicais como orquestras de frevos, bandas de músicas, de forró e rodas de choro. Seu instrumento principal é o saxofone sendo que aqueles que participarem da Escola de Música, além de praticarem sax e clarinete, igualmente terão aulas de teoria básica: definição, elementos constitutivos, notação musical (partitura), métrica e solfejo. Desde o ano passado o maestro Mac Sedícias tem ido às escolas fazendo apresentações solo e convidando as crianças, que saibam ler e escrever, para se integrarem nesse projeto de formação musical que a Associação Capiba disponibiliza para os surubinenses.

Outras informações podem ser obtidas com Beto França (9-9716-1605) e o professor Mac Sedícias (9-9667-6277).

 

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *