O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 10:09

Grupamento do Corpo de Bombeiros é inaugurado em Surubim

17/03/2018

A nova unidade localizada em Surubim vai atender 19 municípios da região (Edilson Júnior/SARA)

O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (16), o 8.º Grupamento de Bombeiros Militar de Pernambuco (8.º GBM), em Surubim. A nova unidade já vinha funcionando desde meados do ano passado, mas aguardava data na agenda do governador para ser entregue oficialmente à população. O 8.º GBM vai ampliar a área de atendimento do Corpo de Bombeiros no Estado, abrangendo um total de 19 novos municípios do Agreste Setentrional.

“Essa nova unidade vai servir ao seu objetivo de salvar vidas e, ao mesmo tempo, proteger toda a população de qualquer mal que possa vir a ocorrer. E com equipamentos novos, equipamentos modernos, equipamentos que, com certeza, vão ajudar muito, caso necessário, a salvar vida”, afirmou Paulo.

O 8.º GBM também atenderá os municípios de Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Vicente Férrer, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério, Vertentes e vai contar com um efetivo de 20 militares.

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, aproveitou a oportunidade para destacar a importância do Corpo de Bombeiros no Pacto Pela Vida. “Já salvou mais de 60 pessoas vítimas de crimes de tentativa de homicídio. Ele também faz segurança”, concluiu. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, coronel Manoel Cunha, salientou a relevância dessa entrega. “Essa unidade de Surubim é um exemplo típico de união do poder público onde Estado, prefeitura, sociedade se unem em prol de um bem maior, que é entregar à sociedade um bem público de utilidade pública”, frisou.

Gestora do município, a prefeita Ana Célia destacou sua satisfação ao receber o novo equipamento. “As respostas serão muito mais rápidas (com o 8.º Grupamento), não só para os moradores de Surubim, mas para os moradores da região”, concluiu.

O secretário da Casa Civil, Nilton Mota (no canto à esq.) e o deputado federal Danilo Cabral (à dir.) participaram da cerimônia ao lado do governador Paulo Câmara e da prefeita Ana Célia (Foto: Edílson Júnior/SARA)

AGRICULTURA FAMILIAR – Para contribuir com o aumento da produtividade da agricultura familiar, o governador Paulo Câmara aproveitou a ocasião para entregar oito toneladas de sementes de milho gorutuba. Cerca de 1.600 agricultores locais, foram beneficiados com a distribuição do produto. Na ocasião, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Wellington Batista, falou do trabalho realizado pela pasta. “A SARA tem trabalhado diuturnamente para que o homem do campo tenham condições necessárias de viver dignamente”, pontuou.

SANEAMENTO – Paulo aproveitou a visita a Surubim para vistoriar as obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário local. Com um custo estimado de R$ 83 milhões, a intervenção contempla rede coletora (65 km), ramais condominiais (106 km), estações elevatórias e emissários (8 ud), além de uma estação de tratamento, beneficiando cerca de 60 mil pessoas. A previsão é que de as obras sejam concluídas até o final deste ano.

Acompanharam o governador Paulo Câmara no evento o deputado federal Danilo Cabral; o deputado estadual Zé Maurício; o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista; o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua; o secretário da Casa Civil, Nilton Mota; o presidente da Compesa, Roberto Tavares; os prefeitos João Camelo (Casinhas), Renato Sales (Vertente do Lério), Adriana Assunção (Frei Miguelinho), Argemiro Pimentel (Machados), Maria Sebastiana (João Alfredo), Mariana Medeiros (Cumaru) e o vice-prefeito de Surubim, Guilherme Nóbrega.

Paulo Câmara chegou em Surubim às 12h e concedeu entrevista na Rádio Integração FM (Foto: Alberes Xavier/ Divulgação)

ATRASO – A chegada do governador em Surubim estava prevista para às 10h30, mas as chuvas ocorridas em Recife, atrasaram a saída da comitiva, alterando os horários de toda a programação no interior . Antes de vir para Surubim, Paulo Câmara esteve em Limoeiro visitando duas escolas da rede estadual de ensino. O primeiro compromisso na “Capital da Vaquejada” foi uma entrevista na Rádio Integração FM, marcada para às 10h40, mas que só teve início às 12h, por causa do imprevisto provocado pelo mau tempo.

Da Redação, com informações da Secretaria de Imprensa do Estado de Pernambuco

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *