Campanha para salvar obra de arte é reiniciada
06/04/2025
Painel corre risco de desintegração; projeto prevê montagem em novo local (Foto: Reprodução/ Divulgação)
Depois de ter sido completamente descaracterizado o casario histórico de Surubim, em nome de um progresso que atendia única e exclusivamente aos seus proprietários, a Sociedade dos Criadores do município reinicia a campanha para salvar o seu maior patrimônio que é o painel de Francisco Brennand. Na verdade, certamente o único espaço na cidade que se mantém fiel às suas raízes é o Parque de Exposições. Trata-se do Parque em alvenaria mais antigo do interior pernambucano que, além manter esse título, resguarda a obra de arte de um dos mais importantes artistas plásticos do Brasil. Pode-se dizer que depois da onda de demolições que desfiguraram a cidade de Surubim o Parque de Exposições de Animais Antônio Farias mantém-se firme desafiando a “lei da gravidade” da falta de cultura e do desrespeito pela História do município. Esse espaço ainda resguarda a lembrança de um período áureo da pecuária local quando seus criadores eram respeitados nos eventos pecuários mais importantes do país.
O presidente da Sociedade dos Criadores, Fernando Guerra dirige um apelo a todos no sentido de apoiarem integralmente o levantamento de recursos para complementar as obras de restauração do painel que corre risco de desintegração e da preparação do novo local onde ele será montado.
Os depósitos podem ser feitos na conta da Sociedade dos Criadores de Surubim, no Banco do Nordeste, pelo Pix: 071375620001-20 (CNPJ). O destino das possíveis arrecadações poderá ser inteiramente rastreado pelos doadores, obedecendo uma determinação rígida da entidade de transparência administrativa.
Comentários