O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2024 10:44

Exposição de Animais de Surubim recupera prestígio do passado

28/08/2024

Da esq. p/ direita João Teobaldo Filho, (Presidente da Sociedade Pernambucana de Medicina Veterinária) Joana Leal (gerente regional de articulação da Casa Civil) o Secretário de Agricultura Cícero Moraes, José Orlando Duarte presidente da UNA e Rodrigo Coronado, expositor paraibano, visitando os pavilhões do Parque de Exposições (Foto: Robson Arruda/ Divulgação)

As exposições de animais de Surubim, realizada entre os dias 21 e 25 de agosto, a cada ano vem recuperando o seu prestígio em decorrência de um trabalho sério levado à frente pela atual diretoria da Sociedade dos Criadores.

Nesta 45ª edição, mais uma vez a governadora Raquel Lyra se fez representar pelo secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura e Pesca do estado, Cícero Moraes. Em gestão anterior, ninguém foi designado para estar presente nas exposições locais, em nome do governador. Aquela posição demonstrava certo descaso para com as atividades do agronegócio em Pernambuco e completo desinteresse pela exposição surubinense.

Neste ano, a presença do governo estadual foi registrada também através do IPA com seus excelentes animais das raças holandesa e girolanda.

Houve julgamento das raças zebuínas Sindi, Guzerá, Nelore e Gir, sendo que se deu o ranqueamento do gado Nelore o que trouxe a Surubim animais da mais alta linhagem dessa raça qualificando a exposição como uma das melhores ocorridas no município. No cômputo geral, foram considerados como melhores expositores de zebuínos a Agropecuária Octaviano Heráclio Duarte com seu plantel de gado Nelore, Eduardo Jorge com animais da raça Gir e Marcelo Tavares de Melo com animais Sindi.

Outras raças foram também registradas como a Jersey e a Curraleiro-Pé-Duro que tem uma importância histórica para nosso município, pois se trata da raça do boi Surubim, animal que denominou em princípio a fazenda de Lourenço Ramos da Costa que cresceu e se transformou na cidade de Surubim.

Entre os caprinos os destaques foram para o Capril São Rafael, com animais da raça Saanen, o Capril Rei Arthur e o Capril Trapiá, com a raça Boer.

Parque recebeu um grande número de visitantes nas tardes do sábado e do domingo. Crianças se divertiram com os animais (Foto: Lulu/ Surubim News)

Chamou a atenção o grande número de pôneis e um jumento Pêga malhado. Outra atração foram os coelhos com cerca de 14 raças expostas do criatório Coelhos da Serra de Gravatá, entre as quais a maior e menor de todas as raças do mundo.

A Exposição de Animais de Surubim é a mais antiga do interior pernambucano e neste ano contou com o apoio da UNA – União Nordestina da Agropecuária.

Sua realização somente foi possível em decorrência dos recursos liberados pelo governo do estado e a colaboração do governo municipal.

Há de se ressaltar a convergência de um lado, da mostra pecuária e, do outro, das apresentações artísticas que transformam as exposições de Surubim numa das maiores festas da cidade.

Entre os destaques culturais realizou-se o IV Festival de Aboios e Toadas, único no Nordeste que valoriza a musicalidade dos vaqueiros. Também tiveram seus momentos Noé da Ciranda, o trio Chorinho da Roça e a Orquestra Instrumental Surubinense. Algumas bandas de forró animaram as noites do Parque, Mastigados do Forró, Vilões do Forró, Banda Luará, Fabinho Moral e o DJ Vapor

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *