O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 19 de Julho de 2024 03:16

Em Surubim choveu quase 90 mm nas últimas 72h, diz Apac

16/06/2024

Veículos circulam com faróis acesos na sexta-feira chuvosa no Centro de Surubim (Foto: Lulu/ Surubim News)

O portal de monitoramento das chuvas em tempo real da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), informa que na últimas 72h, choveu 88,73 mm em Surubim, uma quantidade considerável de chuva já que a média climatológica para junho é de 98,5 mm. Portanto, em três dias, choveu 90% do que era esperado para o mês inteiro. Quando se soma esse volume com as chuvas que vem ocorrendo desde o começo do mês, a média já foi ultrapassada, mesmo faltando 14 dias ainda para o final de junho. Uma realidade totalmente diferente de maio passado, período em que se esperava uma média de 93,20 mm mas só choveu 41,2 mm, o que representa 44,1% menos da metade do normal.

Em junho, tem chovido praticamente todos os dias no município. As chuvas mais intensas começaram na noite da quinta-feira (13) e permaneceram até a noite deste sábado (15). Ainda segundo a Apac, nas últimas 48h o acumulado foi de 75,52 mm, sendo 25,8 mm só ontem.

Apesar dessa quantidade de chuva, não foram registrados danos graves na cidade, inclusive nas áreas mais baixas, como o bairro Bela Vista, não há relatos de transtornos causados pelo temporal. Apenas registros de falta de energia há mais de um dia, próximo ao Colégio Marista Pio XII e no Conjunto Residencial José de Souza Barbosa, na Chã do Marinheiro.

Barragem de Jucazinho

Pelo menos até a medição realizada neste sábado (15), as chuvas caídas na região não aumentaram o nível da barragem de Jucazinho, que estava com 12,72% de sua capacidade. O reservatório acumula atualmente 26,06 milhões de m3. Os dados são da Agência Nacional de Águas (ANA).

Segundo a Apac, nas últimas 72h choveu forte em cidades nas quais as águas escoam para a barragem, a exemplo de Toritama (50,72 mm), Frei Miguelinho (47,85 mm) e Riacho das Almas (43,85 mm).

Em outros municípios da região que são banhados pelo Rio Capibaribe, como Vertentes, Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba e Brejo da Madre de Deus, também choveu de forma intensa, mas até a publicação desta matéria não havia informações sobre o acumulado de chuvas.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *