O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Domingo, 5 de Maio de 2024 12:54

Um sonho que se sonha coletivamente é começo de realidade!

10/12/2023

Aula inaugural do Campus da UPE em Surubim aconteceu no auditório da Escola Estadual Antônio Arruda de Farias (Foto: Reprodução/Facebook/ Prefeitura de Surubim)

E foi isso mesmo que aconteceu em Surubim! A UPE é realidade pois foi sonhada por muitas mentes e corações para se firmar no coração do Agreste Setentrional, em Surubim, atendendo a todos os municípios dessa região, assim como a todos que desejarem estudar nesse novo Campus da UPE.

Às 18h, do dia 04 de dezembro de 2023 aconteceu a aula inaugural da Universidade de Pernambuco-UPE, no auditório da Escola Técnica Antônio Farias, em Surubim. Um fato memorável que entrou para a história dessa região que era a única do estado de Pernambuco que não tinha até então nenhuma instituição pública presencial de ensino superior, seja universidade ou instituto federal ou uma universidade estadual. E presenciaram esse dia especial, os 60 estudantes que ingressaram nessa instituição para estudarem nos cursos de Bacharelado em Sistema de Informação e Engenharia de Software, as representações políticas como a Prefeita do município de Surubim Ana Célia, o Deputado Federal Pedro Campos, o Ex deputado e atual Superintendente da SUDENE Danilo Cabral, a Ex co-deputada Joelma Carla, vereadores da Câmara Municipal de Surubim, Representante religiosos da Instituição Marista, o Ir Gerson Lima, Lideranças Estudantis, secretários municipais, membros da Comissão Pró-Universidade do Agreste Setentrional, representados na mesa pelo Ex-prefeito Antônio Barros e a Professora Dra. Horasa Andrade, da UFRPE. Na mesa solene estavam presentes ainda, um representante dos novos estudantes, o Lucas e a Magnífica Reitora da UPE, a Professora Dra. Socorro Cavalcanti, o Professor Dr José Roberto, Vice-reitor da UPE e o Coordenador do Campus da UPE Surubim, o Prof Dr Gevson Andrade. Além destes haviam representantes da casa civil e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado e o Diretor da ETE onde acontecia a solenidade.

Representantes da Comissão Pró-Universidade: Irmão Marista Gerson de Lima, ex-prefeito Antônio Barros, editor do Correio do Agreste, Fernando Guerra e a professora Horasa Andrade (Foto: Divulgação/Reprodução)

A aula inaugural foi o marco histórico do funcionamento da primeira universidade pública presencial a chegar no agreste setentrional o que representa não só o início das aulas do ensino superior mas também uma janela de oportunidades para que novos estudantes tenham o direito à educação de qualidade na região onde moram, sem ter que obrigatoriamente se deslocar para outros lugares. É também oportunidades para o desenvolvimento da região sob várias perspectivas e que podem ser impulsionadas por meio das ações de ensino, pesquisa e extensão que serão realizadas pelos professores, técnicos e estudantes da UPE e que podem potencializar esse crescimento. Serão 60 novos estudantes que entrarão a cada ano, contratação de novos professores e outros profissionais e isso tudo somado aos investimentos feitos na própria estrutura da universidade, estimulando o crescimento socioeconômico e o desenvolvimento da região.

Os cursos ofertados são considerados de ponta, do que hoje o mercado está precisando e terão uma ligação direta com o Porto digital em Recife. Os profissionais formados neste Campus da UPE em Surubim estarão preparados para atuar na região, em todo o Brasil e no mundo pois o setor de tecnologia e inovação tem mobilizado a economia dos países e favorecido muitas cooperações e intercâmbios nacionais e internacionais.

“Muitas vezes não se tem a noção da importância do que que se está se vivendo no momento, mas ter a oportunidade de estudar e poder resolver problemas atuais e apresentar solução na perspectiva de tecnologia só terá sentido se trouxer ganhos também para a vida das pessoas, melhores condições de vida e desenvolvimento para toda uma região pois a Educação deve servir sobretudo às pessoas”, comentou a Professora Horasa Andrade em sua fala. Na ocasião, convidou ainda os estudantes que estavam ali presentes para que pudessem continuar alimentando por meio da Educação os sonhos coletivos de contribuir e desenvolver a região. E que por meio de seus estudos não esquecessem das pessoas e pudessem gerar a inclusão e transformação de vidas, de realidades.

Ao final da aula inaugural, a Reitora da UPE, chamou a atenção dos presentes que para o pleno funcionamento dessa universidade plantada no coração do agreste setentrional e para que possa crescer mais ainda será preciso ter todo mundo acolhendo e abraçando esse campus da UPE que chega na cidade.

Se pudéssemos deixar uma mensagem para não se esquecer dessa noite memorável é a certeza de que nada se faz sozinho, de que é preciso somar sempre, unir forças e agir em prol de objetivos e causas comuns, como foi a conquista de uma universidade para essa região! Foi assim que a Comissão Pró-universidade para o Agreste Setentrional agiu! Articulou sociedade civil e as lideranças e forças políticas de diferente partidos, alimentando o que era um sonho coletivo e agora é realidade. Tem universidade pública e presencial sim! Tem UPE-Campus Surubim!

Profa Dra. Horasa Andrade, Engenheira Agrônoma, Natural de Surubim, Professora da UFRPE, Vice Presidente da Comissão Pró-Universidade do Agreste Setentrional

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *