O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 3 de Maio de 2024 03:37

Conjuntura Política: o equívoco do Lulu

09/10/2023

Gado Nelore sendo observado por estudantes na Exposição de Animais de Surubim 2023 (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Por Fernando Guerra

Surpresa! O deputado Rodrigo Farias colocou no grupo da Assembleia Legislativa a fake news, em vídeo (assista aqui), da lavra do blogueiro do Surubim News, Lulu, esculachando a exposição de animais de Surubim. Desculpem-nos a utilização desses termos americanos que são o retrato da subserviência cultural ao qual nosso país está submetido. Fake News quer dizer notícia mentirosa, quando intencionalmente se produz, ou equívoco, ou engano por falta de comprovação sem uma checagem do fato relatado. E Surubim News poderia ser traduzido por Surubim Notícias que, como veículo de comunicação que se preza, teria por obrigação investigar mais acuradamente aquilo que diz. Certamente, após uma avaliação maior, seu autor poderia explicar-se melhor.

Antes, porém, nos intriga a disposição do deputado Rodrigo, em denegrir uma instituição à qual seu pai Zé Augusto presidiu, no momento em que a Sociedade dos Criadores de Surubim entrou em declínio, até esborrachar-se no chão. O Parque de Exposições e a Sociedade dos Criadores, que foram orgulho do povo de Surubim, como resultado da mediocridade de seus presidentes, e de uma vinculação política partidária, escorreu pelo ralo em finais do século passado. Esse instante de decadência foi flagrado pelo jornal A Voz de Surubim em matéria publicada nesse periódico, em agosto de 1986. Nessa edição, o então vice-presidente Gilson Machado afirmou que queria pedir demissão, mas não tinha a quem fazê-lo.

Ora, meu caro Rodrigo, o cargo que você ocupa prematuramente, exige responsabilidade. Os que assumiram os destinos da Sociedade dos Criadores depois da debacle, desde Carlos Lopes até o momento, levantaram as ruínas das baias, recuperaram o Parque, deram reinício às exposições e, inutilmente aguardaram de sua parte, recursos, apoios, um mínimo de compreensão. Pelo que vemos, o nosso representante parlamentar, juntou-se aos que apedrejam a história, os valores que às custas de muito trabalho estão sendo resgatados com muito esforço e dedicação.

Redima-se se lhe interessar, antes que uma dessas pedras que você atira irresponsavelmente lhe caia na cabeça. Por sinal, desconhece o parlamentar, que o atual presidente da Sociedade dos Criadores a quem querendo ou não, atingiu, é o editor do jornal Correio do Agreste. Gratuitamente criou um enguiço com a imprensa responsável do município. Se não aprendeu a lição de que político não deve brigar com a imprensa, chegou sua hora.

Ah, mas, e o Lulu?

Ele esteve no Parque Antônio Farias na terça-feira e a Exposição foi inaugurada na quarta-feira à noite! Obviamente teria que registrar o parque completamente vazio. Mas o que expôs o equívoco maior de sua ação foi ter feito um vídeo acusando a governadora Raquel Lyra pelo fracasso da exposição. Duas mentiras, dois enganos, o que sejam! O atual governo do estado liberou a mesmíssima verba para a organização da mostra pecuária que o governo anterior. Além do mais, deste governo merecemos a completa atenção do IPA que, diferentemente do anterior, trouxe a Surubim seus melhores animais da raça holandesa. Além do mais proporcionou o maior prestígio ao evento fazendo-se representar pela Secretária de Desenvolvimento Agrário, Ellen Viegas, acompanhada de seus dois secretários executivos e do presidente do IPA, Joaquim Neto.

Nem as exposições de Carpina, nem a de Limoeiro foram tão prestigiadas pelo governo do estado.

Na verdade, o que se constatou no período da exposição propriamente dita, foi a falta de 40 animais para completar as baias que ficaram vazias. Os criadores de Gir leiteiro não foram mobilizados para virem a Surubim por uma explicação simples. O presidente da associação que representa a classe, Gláuber de tal, procurou o presidente da Sociedade dos Criadores de Surubim cerca de um mês e algumas semanas antes da inauguração da nossa mostra pecuária, se oferecendo para organizar, por um valor não especificado, a Exposição de Surubim. Como recebeu uma resposta negativa não trouxe seu gado e desestimulou o grupo. A isso se chama locupletar-se com o cargo. Todos sabemos o que significa.

Não bastando esse obstáculo a alteração da data criou outras dificuldades e, oportunamente todas essas questões serão avaliadas conforme decisão dos diretores.

Dentro da visão do nosso analista, a 44ª Exposição de Animais foi um fracasso. Sua tese que buscou defender sem embasamento, de que este tropeço se deveu à falta de apoio do governo Raquel Lyra, como se viu, não tem o menor fundamento.

Se analisarmos a exposição de Surubim por ângulos diversos chegaremos a uma conclusão que desmonta a afirmativa do Lulu. Não considerou ele o setor da caprino-ovinocultura que se abriu com a inauguração das novas baias dentro do parque criando uma nova perspectiva para as próximas exposições. Contabiliza-se essa porta que se abre para o setor, como um ganho sem precedentes e que já na próxima edição tem tudo para decolar, duplicando o número de participantes.

Setor da caprino-ovinocultura, com a inauguração das novas baias dentro do parque, criou uma nova perspectiva para as próximas exposições (Foto: Reprodução/ YouTube/ Capril São Rafael Surubim)

Por sua vez, a exposição de aves, pela sua proibição decorrente da gripe aviária não se realizou. Acrescente-se que por falta de baias adequadas para os equinos não se investiu no setor que foi representado por cavalos da raça pônei de alto nível. Há de se ressaltar que a mostra de bovinos acompanhou a mesma tendência das exposições de Limoeiro e da ExpoAgro de Recife, que tiveram de amargar as mesmas dificuldades. Mas a diversidade de raças expostas pode-se afirmar, foi significativa.  As raças europeias Holandesa e Jersey estavam presentes com excelentes animais. No tocante aos bovinos de origem indiana sobressaíram-se os da raça Nelore. O gado Indubrasil  depois de mais de dez anos retornou ao parque de exposições de Surubim. As raças Guzerá e Gir também se fizeram presentes.

Por outro lado, tanto a grade de apresentações artísticas quanto a presença de público, foram bem superiores ao ano anterior.

Nada dessa catastrófica análise aproveitada pelo deputado surubinense para divulgar os valores de sua terra, se confirmou.

Para finalizar, queremos dar um aviso aos navegantes, não nos filiem a nenhum grupo ou partido político. A administração da Sociedade dos Criadores tem se portado pragmaticamente no relacionamento com as lideranças partidárias e suas vertentes ideológicas. Todos serão bem-vindos e se trouxerem benefícios para a instituição, serão recebidos de braços abertos.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *