O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024 09:11

Mantendo a tradição, Vaquejada de Surubim 2023 atrai grande público

19/09/2023

Área de shows do Parque J. Galdino na noite do sábado (16) (Foto: Lulu/ Surubim News)

A Vaquejada sempre foi o evento que fez a fama de Surubim lá fora, não só por ser a mais antiga do país, mas também pela capacidade de atrair milhares de pessoas para a cidade durante a sua realização. Em termos de público, talvez se compare apenas à de Serrinha, na Bahia, e só.

Este ano, mantendo a tradição milhares de pessoas compareceram ao Parque J. Galdino. Na terça-feira (12), com o Futboi, as arquibancadas estavam lotadas. Na sexta-feira (15), os shows de Sedutora, Sirano e Sirino, Renata Falcão e Felipe Melo, com a entrada sendo 1kg de alimento não perecível, reuniram cerca de duas mil pessoas. No sábado (16), dia das apresentações de Wallas Arrais, Iguinho e Lulinha, Xand Avião e Nattan, o público superou o do ano passado, segundo vários frequentadores do evento. Filas se formaram logo na entrada do parque. Números oficiais não foram divulgados mas estima-se que mais de 20 mil pessoas estiveram participando da festa.

Arquibancadas ficaram lotadas durante a tarde e a noite do domingo (17) para acompanhar as disputas (Foto: Reprodução/ Portal Vaquejada)

No domingo (17), dia de disputas das oito categorias que concorreram na derrubada do boi (veja os resultados clicando aqui), as arquibancadas voltaram a ficar cheias, principalmente a partir do período da tarde. No começo da noite, foi prestada uma homenagem a Dão Galdino, fundador do Parque J. Galdino, que faleceu em julho deste ano. O momento contou com a participação da Orquestra Instrumental Surubinense (OIS) e de familiares do homenageado. Além desta homenagem, um memorial com fotos, troféus e um totem do patriarca, foi montado ao lado da capela do parque.

O número de senhas também foi comemorado pela organização do evento, mais de 1.100, quantidade considerada muito expressiva. A grande concentração de vaqueiros, era fácil de se notar por causa da superlotação da área de estacionamento de caminhões que transportam os cavalos.

A Vaquejada se encerrou na madrugada da segunda-feira (18) com a final da categoria profissional, a principal da competição. Venceu a dupla Adelanir Américo e Dheovane Almeida, do Haras Tavares, de Fortaleza (CE).

Cabaceira

A Nova Cabaceira, festa promovida pela Prefeitura na tarde do domingo (17), também foi sucesso de público. Mais de cinco mil pessoas estiveram na Rua Oscar Loureiro participando do evento. A gestão municipal inovou este ano e preferiu não contratar DJ’s. A animação ficou por conta da “Carreta Exibida”, uma espécie de “paredão de som”. Outra novidade foi a ampliação do horário de duração da festa, que terminou às 21h.

Festa da Nova Cabaceira realizada na tarde do domingo (17), na Rua Oscar Loureiro (Foto: Lulu/ Surubim News)

Polícia

Tanto no Parque J. Galdino como na Cabaceira, segundo as polícias Civil e Militar, não aconteceram fatos graves, como crimes violentos ou letais. Até o momento da publicação desta matéria, apenas Boletins de Ocorrência, de furtos/perda de aparelhos celulares e documentos foram registrados na Delegacia de Polícia Civil de Surubim, tipo de situação comum em eventos com grandes multidões. O furto de um veículo nas proximidades da festa Nova Cabaceira, também foi comunicado às autoridades policiais.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *