Gado Brasileiro – O Indubrasil está de volta
26/09/2023Fernando Guerra
Presidente da Sociedade dos Criadores de Surubim
Excelentes animais da raça Indubrasil, esses que o estado de Sergipe nos revela, na 3ª EXPOAGRO NORDESTE, (Parque do Cordeiro, Recife-PE, até 10/10).
Caro Zé Orlando Duarte, presidente da UNA – União Nordestina da Agropecuária, onde desenvolve um belíssimo trabalho. Transmita, se possível, para os seus proprietários os nossos parabéns.
LEMBRANÇAS
Relembramos o grande momento da pecuária de Surubim, quando parte de nossos criadores se dedicaram à seleção da raça Indubrasil, com destaques regionais e nacionais. Nomes como Dr. José Nivaldo, José Vicente, Solon de Melo, José Henrique, D. Alice Soares (Indubrasil Vermelho) e apostaram no Indubrasil e colocaram o nome de Surubim nos planos mais elevados do criatório pernambucano. O médico e cientista Dr. José Nivaldo Barbosa, por exemplo, não somente foi ganhador de nove Palmas de Ouro, maior prêmio da pecuária nordestina, como obteve várias premiações nacionais em Uberaba por ocasião da mais importante exposição de gado zebuíno do Brasil.
RENASCIMENTO
Todos esses personagens não mais se encontram conosco. Seus descendentes seguiram outros caminhos. O Indubrasil perdeu posições no cenário brasileiro. Surubim e seu povo se sentirão honrados em acolher esse plantel para abrilhantar sua XLIV Exposição de Animais, fato que reavivará grandes e inesquecíveis lembranças. Orlando, seja nosso legítimo representante junto à Djenal Queiroz e Roberto Goes, atual presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil, raça genuinamente nacional. Interceda para que eles se dignem a nos atender e trazer o Indubrasil de volta para um dos seus grandes berços.
RESPOSTA
Djenal Queiroz, sergipano, um dos principais criadores de Indubrasil registrou sobre a mensagem de Fernando Guerra: “Fico até emocionado quando leio textos como este. O Indubrasil também significa história, significa vínculos profundos familiares.
A criação de Indubrasil tem seu papel econômico, sem dúvidas, a razão maior de trabalhar com a raça. Porém, esta raça carrega valores nobres, inclusive tenho absoluta convicção de que a memória afetiva que muitos amigos possuem fazem lembrar da infância, da família, dos sonhos alcançados e da essência da felicidade na pecuária”.
Belas, sábias e corretas palavras. Todo carinho ao Indubrasil.
* Texto publicado no jornal O Poder
Comentários