O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024 12:42

Surubim: programação cultural inaugura 1.ª etapa do Parque dos Mamulengos Gigantes

08/01/2020

Parque dos Mamulengos Gigantes fica localizado em Lagoa Nova, a 3km do Centro de Surubim (Foto: Reprodução/ Facebook)

Tem início nesta quinta-feira (9), a programação cultural que marca a inauguração da 1.ª etapa do Parque dos Mamulengos Gigantes, localizado na comunidade de Lagoa Nova, a 3 km do Centro de Surubim.

O espaço começou a ser construído em 2007 e conta com 10 estátuas, situadas em círculo, cada uma medindo cerca de 4 m, que representam os mamulengos e os retirantes nordestinos.

O idealizador do projeto é o artista plástico surubinense Severino Iabá, que há 25 anos mora em Belo Horizonte (MG), mas anualmente vem à terra natal visitar a família e organizar mutirões para a construção do parque. “O nosso objetivo é resgatar e valorizar a cultura popular. É uma forma também de atender a um apelo de meus antepassados. Onde está sendo construído o parque, foi um local culturalmente ativo há cerca de um século. Meus avós e bisavós realizavam atividades culturais e religiosas lá”, destaca Iabá.

A programação começará logo cedo às 6h, com flashes ao vivo no programa Bom Dia Pernambuco, da TV Globo, que é transmitido para o todo o Estado. A partir das 19h, as ações continuam e seguem até o próximo domingo (12) incluindo espetáculo teatral, declamação de poesias, cortejos culturais, apresentação de mamulengos, de côco, oficinas de leitura, literatura de cordel, pintura e artesanato. Na ocasião, também haverá homenagens aos 100 anos de nascimento do poeta João Cabral de Melo Neto.

Clique aqui e confira todas as atividades nos quatro dias de evento e os horários que serão realizadas.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *