O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sábado, 27 de Abril de 2024 09:23

Desfile cívico comemora 90 anos da Emancipação Política de Surubim

13/09/2018

Banda Marcial do Exército foi uma das primeiras atrações do Desfile (Foto: Alian Aragão/ Divulgação)

Por Fernando Guerra

Surubim comemorou festivamente com seu tradicional desfile Cívico no dia 11 de setembro, os 90 anos de Emancipação Política. Foram 4 horas de desfile com as apresentações dos 20 principais estabelecimentos de ensino do município, pelotões militares e outros. Pela primeira vez desde que o Correio do Agreste faz a cobertura desse evento, não ocorreu qualquer interrupção, tudo transcorrendo na perfeita ordem o que demonstrou alto nível de organização sob a competência da Secretária de Educação Ekladja Farias Pessoa. Entre os militares, a novidade foi a presença da cavalaria e do Corpo de Bombeiros, haja vista sua vinda para o município.

O Balé Municipal encenou o episódio da onça e do boi Surubim (Foto: Alian Aragão/ Divulgação)

O Balé Municipal, que encenou o episódio da onça e do boi Surubim, mereceu os aplausos de quantos se apinhavam pelas ruas centrais por onde passou o cortejo. O boi, entre tantos outros que desfilaram, incorporou verdadeiramente a idéia de um animal cuja pelagem assemelhava-se ao peixe surubim como sugerem todas as informações passadas de geração a geração desde o século XIX. O tema do desfile foi a celebração da história de Surubim desde a fazenda de Lourenço Ramos da Costa até os dias atuais.

Nossos valores, personagens importantes, as músicas que celebraram a cidade e sua evolução econômica, cultural e política. Tudo desenvolvido com habilidade pelas escolas que se apresentaram. A Banda Capiba apresentou-se à frente do Palanque Oficial tocando o Hino de Surubim, além de outras canções, fazendo a abertura do evento.

 

Presença da cavalaria foi uma das novidades do evento (Foto: Alian Aragão/ Divulgação)

A sequência do desfile foi a seguinte: Exército, Cavalaria, 22º BPM, Corpo de Bombeiros Militar, Capitão Josenildo, Bombeiro Civil, acompanhados por duas bandas militares. Depois desfilaram os moto-clubes com cerca de cem motociclistas. Em seguida veio o Pelotão Oficial com escudo e bandeiras do município, do Estado e do Brasil, acompanhado pela Orquestra Instrumental Surubinense que foi um dos destaques entre as bandas que se apresentaram, juntamente com a Confederação do Equador e a Banda Marcial Severino Farias. Seguiram-se o Polo UAB e a UNOPAR, com a Banda Marcial Fernando Barros do Chéus e depois a Comissão de Frente com o Balé Municipal.

Prefeita Ana Célia e o vice Guilherme Nóbrega (no centro) acompanham o desfile ao lado de secretários municipais e convidados (Foto: Alian Aragão/ Divulgação)

Dando seguimento, passaram em frente ao palanque oficial as Escolas: Santa Rita, (Banda Marcial Mirim Santa Rita de Cássia); Recanto Infantil (Banda Mirim Recanto Infantil); Fonte do Saber (Banda Mirim João Pedro Cardoso, de Santa Maria do Cambucá); Gotinhas de Sabedoria, (Banda Mirim Pau D’Arco, de Umari); EREM Natalícia Figueiroa, (Banda Profª Gorett Medeiros); SESC LER, (Banda Confederação do Equador, de Paudalho), apresentando no Pelotão da Cultura o Boi Diamante de Arcoverde, que foi um dos destaques do desfile; Marista Pio XII (Banda Ir. Moreira); Maria Cecília (Banda Antônia Sales de Lima); Oliveiros Vasconcelos (Banda Maestro Evaristo Amorim); ETE Antônio Farias (Banda Musical 13 de Dezembro, de Santa Cecília/PB); Colégio do Amparo (Banda Mirim Irmã Jandira de Aguiar); as Escolas: Dr. Amaro, (Banda Severino Graciano Sobrinho); Ermelinda Lucena (Banda Maestro Rodolfo); Lourenço Ramos, (Banda Maria Auxiliadora de Arruda); Faculdade Duarte Coelho, (Banda Dr. Mota Silveira, de Bom Jardim); Ana Faustina, (Banda Salete Niasi) e finalizando, a EREM Severino Farias com a Banda Severino Farias.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *