O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024 03:57

Festival de Violeiros de Surubim é considerado o maior do Estado

11/09/2017

Público que prestigiou o festival foi o maior dos últimos anos (Foto: Luis Fernando Germano)

O Festival de Violeiros de Surubim, que este ano chegou a sua 23.ª edição, é considerado o maior do Estado, segundo os repentistas que participaram do evento. O público superou o de anos anteriores. A organização disponibilizou mil cadeiras que foram insuficientes para acomodar toda a platéia.

O sucesso do festival, segundo a organização, é creditado principalmente ao patrocínio oferecido pelo governo municipal. “Pela primeira vez a Prefeitura apoiou integralmente o evento diferentemente de anos anteriores. Em decorrência disso, os conseguimos aumentar o número de repentistas e declamadores”, afirma Fernando Guerra, que organizou o evento ao lado de Nêgo do Mandurí.

Raimundo Caetano e Ivanildo Vilanova foram os vencedores do festival (Foto: Prefeitura de Surubim/ Divulgação)

O festival teve como atrações os repentistas: Ivanildo Vilanova, Rogério Menezes, Raimundo Caetano, Miro Pereira, Edvaldo Zuzu, Edmilson Ferreira, Antônio Lisboa, João Lourenço, Hipólito Moura, Severino Dionísio, Luciano Leonel e Jonas Bezerra. O evento também contou com a participação dos declamadores Klebson Oliveira, Raudênio Lima, Espingarda do Cordel e Felizardo Moura. Ivanildo Vilanova e Raimundo Caetano foi a dupla vencedora.

Viúva de Salomão Leal ao lados de netos recebem homenagem dos organizadores do evento Nêgo do Mandurí e Fernando Guerra (Foto: Luis Fernando Germano)

O homenageado desta edição foi o empresário Salomão Leal, falecido em novembro do ano passado, aos 72 anos. Ele foi vereador em Surubim e era proprietário do Supermercado Leal. Defensor da cultura popular, Salomão sempre prestigiou os festivais de violeiros e as cantorias de repente. A viúva do empresário Anemary Leal, ao lado de filhos e netos compareceram ao evento para receber a homenagem. Também estiveram presentes ao festival, a prefeita Ana Célia e o deputado federal Danilo Cabral. O encontro de violeiros fez parte da programação da Semana Cultural que comemora os 89 anos de emancipação política de Surubim.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *