O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Domingo, 28 de Abril de 2024 06:33

Jornada Cultural UBE acontece em Surubim

29/02/2016

Realizado pela associação de Letras e Artes de Surubim- ALAS e pela União Brasileira de Escritores -UBE/PE, aconteceu no último dia 26/02, no Auditório Naércio Pessoa, um Encontro Lítero-Cultural por ocasião da vinda do Programa Jornadas Culturais UBE a Surubim.
Na oportunidade, o escritor José Nivaldo Júnior (foto acima) proferiu a palestra “Canta tua aldeia e serás universal”. Ele que é surubinense e membro da Academia Pernambucana de Letras, discorreu sobre um tema levantado pelo escritor Leon Tolstoi. Nesse sentido abordou com mais propriedade sua obra O Julgament o de Deus, cujos personagens e parte considerável de sua inventiva, tiveram sua inspiração em Surubim dos anos 60 e  transformou-se numa obra apreciada nacionalmente, com abordagens críticas elogiosas.
Uma conversa aberta sobre “Contos e Crônicas” com o Dr. Paulo Paiva (foto acima) da sociedade Brasileira de Médicos Escritores- Sobrames, situou a fluidez das fronteiras entre essas duas formas literárias.
A parte musical ficou por conta dos talentos de Biuzinho, voz e violão, Wagner ao teclado e de Geraldo Maia com sua voz irretocável. Jussara também deu o seu recado.
Membros da UBE declamaram poemas assim como alguns participantes da ALAS.
Um dos momentos marcantes deu-se com a apresentação do Coletivo Amba de Danças sob a direção da coreógrafa Carla Yannara e produção de Avaci Xavier. Seu espetáculo “Monsieur Marie” trouxe à cena através da dança contemporânea uma temática fundamentada na luta das mulheres pela independência. Evidenciando a presença feminina no século XXI como criaturas fortes, independentes, seguras de si, líderes, instruídas, maduras, tendo que superar uma vida opressora patriarcal, sem perder, contudo, a feminilidade.
A força criativa dessa coreografia teve sua inspiração na obra da escritora francesa Simone de Beauvoir e expressa as conquistas da mulher através da luta pelos seus direitos, um contundente grito pela liberdade. 

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *