O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 04:23

Prefeita de Surubim anuncia criação do Museu Capiba

25/04/2023

Prefeita Ana Célia discursa durante solenidade de entrega das partituras restauradas de Capiba (Foto: Prefeitura de Surubim/ Divulgação)

Embora em conversas de bastidores a prefeita Ana Célia já houvesse anunciado sua decisão de destinar o edifício da Câmara para abrigar o acervo de Capiba, somente agora, por ocasião da entrega das partituras devidamente restauradas do compositor, à sua viúva, D. Zezita, a prefeita assumiu o compromisso público de transformar o sonho de criação do Museu Capiba em realidade.

A cerimônia realizada no Centro Cultural Dr. José Nivaldo no dia 20/04 teve, portanto, uma dimensão maior que o esperado. Nesse momento ficou selado o envolvimento da municipalidade na luta pelo Museu ou Memorial Capiba. Por um espaço onde o legado do compositor seja mostrado de uma forma capaz de revelar ao público a genialidade desse músico surubinense cuja importância nacional é indiscutível.

Débora Mendes, da Art Restauro, exibe partitura restaurada à viúva de Capiba, Dona Zezita Barbosa (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Surubim, diante dessa inestimável conquista, não resta nenhuma dúvida, passará a integrar definitivamente o mapa cultural do Brasil. Como já é do conhecimento de todos, o atual presidente do legislativo local, o vereador Luciano Medeiros Filho, Bomba, está concluindo um novo prédio para onde será transferida a Câmara de Vereadores, ficando a atual sede desocupada. Como essa edificação pertence à prefeitura a sua liberação para o Museu já ficou claramente definida.

Mas, outro benefício cultural para Surubim foi lançado pela Associação Cultural Capiba, que tem como presidente Lucas Guerra, naquela memorável ocasião, trata-se do Centro de Conservação de Papel do Agreste Setentrional.

Secretário Executivo de Cultura de Pernambuco, Léo Salazar e Lucas Guerra, presidente da Associação Cultural Capiba (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

No depoimento do Diretor de Comunicação da entidade, Amaro de Souza Filho que transcrevemos a seguir, ele enfatiza isso, ao mesmo tempo em que registra com emoção a cerimônia de entrega das partituras.

“Incrível a solenidade de entrega das 930 partituras plenamente conservadas e digitalizadas do compositor Capiba retornando a sua terra natal, Surubim, realizada pela Associação Cultural Capiba – ACC, e a produtora Página 21.

Emocionante, sensível, essencial, grandiosamente cultural e artística, representativa, potente, afetiva e amorosa.

Na plateia e no placo, representantes da Diretoria da Associação Capiba, do Sesc-Surubim, Nelma Farias, da Secretaria de Cultura de PE, Léo Salazar, da Câmara de Vereadores de Surubim, Luciano Medeiros, da Art Restauro, Débora Mendes, da Prefeita da cidade de Surubim com sua graciosidade, Ana Célia. “Um encontro histórico” era a frase de todas as falas. Zezita Barbosa, viúva do músico de Capiba, com seus 91 anos de idade, era só sorrisos de tanta alegria. Educação e cultura a ligação das conversas.

Na ocasião a ACC lançou o projeto do Centro de Conservação de Papel do Agreste Setentrional em Surubim, tendo como fundamento o acervo do compositor.”

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *