O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 08:13

Nível da Barragem de Jucazinho aumenta após chuvas na região de Santa Cruz do Capibaribe

21/03/2023

Barragem de Jucazinho, na divisa entre os municípios de Surubim e Cumaru (Foto: Lulu/ Surubim News)

As fortes chuvas que caíram no sábado (18) em Santa Cruz do Capibaribe e cidades vizinhas fizeram com que o nível da Barragem de Jucazinho voltasse a subir. Antes destas precipitações, o manancial estava com pouco mais de 11% da capacidade (11,11% ou 22,72 milhões de m³) e nesta terça-feira (21), contabilizava 12,13% ou 24,85 milhões de m³, acréscimo de  cerca de 1%. Na data de publicação desta matéria, a elevação que começou na tarde do domingo (19), já supera 1 m na régua de medição do reservatório. Os dados são da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico). Esses números devem mudar nos próximos dias porque a barragem continua recebendo água.

De acordo com a APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima), choveu em poucas horas 118 mm em Santa Cruz do Capibaribe, quando o esperado para o mês inteiro era 71 mm. Além de Santa Cruz, as chuvas também foram intensas em outras cidades como Toritama (57 mm), Caruaru (92 mm), Riacho das Almas (23 mm) e Brejo da Madre de Deus (51 mm). Esses municípios, além de serem banhados pelo Capibaribe, possuem riachos que deságuam no rio e assim contribuem para a subida do nível da barragem.

É um bom começo de inverno. Após essas chuvas, os poços e pequenas represas que moradores de áreas ribeirinhas constroem no leito do Capibaribe estão cheios e a partir de agora qualquer chuva forte facilita que a água chegue a Jucazinho.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *