O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Domingo, 24 de Outubro de 2021 09:10

Ministro do Turismo recebe pleito da Associação Capiba

29/09/2021

Fábio Barbosa, ministro Gilson Neto e Fernando Guerra durante encontro em Caruaru (Foto: Flávio Arruda/ Divulgação)

O Ministro do Turismo Gilson Machado Neto, recebeu das mãos do presidente da Associação Cultural Capiba (ACC), Fernando Guerra, toda a documentação relativa à construção do Museu Capiba. O encontro deu-se durante a visita do ministro a Caruaru por ocasião da inauguração da Pracinha da Cultura Compositor Carlos Fernando, na manhã do dia 28 de setembro.

Intermediado pelo ex-vice-prefeito de Surubim, Fábio Barbosa, a documentação entregue ao ministro constava de ofício de praxe enaltecendo a importância de Capiba dentro do contexto da música nacional e, sobretudo pernambucana. Em anexo, se encontrava o projeto arquitetônico do Museu Capiba, o orçamento necessário para sua execução e documentos afins, como cópias do decreto de doação do terreno à ACC pela municipalidade e arrolamento do acervo do compositor realizado pela FUNDARPE onde são registrados cerca de 5400 itens de importância museológica. Igualmente, fazia parte dessa documentação, currículo cultural da Associação Capiba e matérias veiculadas pela imprensa ressaltando a importância da edificação que inevitavelmente colocará Surubim no mapa da cultura nacional, com reflexos positivos para o turismo, fortalecendo a economia do município. 

Devido à grande proximidade entre o ministro e Fábio Barbosa, e a importância inquestionável dessa reivindicação surubinense, há uma perspectiva muito evidente de que se confirme o apoio do Ministério do Turismo através da Secretaria de Cultura ao projeto de construção do Museu Capiba. Como se sabe, o Ministro reúne duas qualidades que certamente pesarão nas decisões nesse sentido, ele é músico e pernambucano. Por conseguinte conhece a dimensão do compositor Capiba, considerado um dos ícones do universo musical do estado, “Honra e Glória do Carnaval de Pernambuco”.  

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *