O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Terça-Feira, 7 de Dezembro de 2021 12:34

Conjuntura Política: Bom Jardim sai na frente na luta por uma faculdade

02/06/2021

Prefeito de Bom Jardim se antecipou aos demais políticos da região e ofereceu o prédio da Escola 19 de Julho para a instalação de uma Universidade Pública no Agreste Setentrional (Foto: Reprodução/ Divulgação)

* Por Fernando Guerra

Muito embora a luta por uma instituição universitária pública presencial no Agreste Setentrional tenha começado em Surubim, o município de Bom Jardim tomou a dianteira do movimento disponibilizando prédio e terreno para a sua instalação.

Temem os surubinenses que aconteça com Surubim neste momento o que se deu anteriormente com a construção de um prédio moderno para o funcionamento do Fórum. Nosso município também havia sido contemplado juntamente com outros municípios para ter nova edificação, mas não se concretizou por falta de um terreno e de maiores interesses políticos. Nesse episódio o município de Limoeiro levou a melhor. Quem vai a Recife depara-se com sua edificação de grande porte bastante adiantada às margens da PE-90 alguns quilômetros após o trevo da cidade. Ficamos a ver navios. 

Desde abril de 2019 foi formada na cidade uma Comissão Básica Pró-Universidade composta pelo ex-prefeito Antônio Barros, pelo ex-diretor do Colégio Pio XII o Ir. Gérson Lima e pelo editor deste jornal Fernando Guerra, além dos professores universitários Horasa e Luciano Andrade.  Essa Comissão ficaria incumbida de mobilizar a população surubinense para se integrar na campanha por um Campus Universitário no Agreste Setentrional de Pernambuco única região em todo o estado onde não existe sequer uma faculdade pública presencial.  

Devido à sua população e posição geograficamente estratégica, centralizada no Agreste Setentrional, cidade polo para onde convergem mais de dez outros municípios, inclusive da vizinha Paraíba, a cidade de Surubim inquestionavelmente deveria ser a sede desse empreendimento educacional.  

Entretanto, haja vista dois anos de intensas articulações no âmbito político, até agora a Comissão ainda espera um pronunciamento do deputado federal surubinense Danilo Cabral com quem tem buscado uma aproximação sem sucesso. Decorrente disso, outros municípios vem ocupando espaços importantes o que pode resultar em mais uma frustração para o povo de Surubim. 

Nesse tempo, o prefeito de Bom Jardim, João Francisco Neto, Janjão, antecipou-se aos políticos surubinenses e disponibilizou para o projeto o prédio da Escola 19 de Julho, recém-construído com 16 salas de aula, área administrativa, ginásio esportivo e terreno anexo, assim como um terreno de 4 hectares às margens da PE-90.

Espera-se que as forças políticas municipais em quem se depositam as esperanças da população surubinense, ajam com eficiência e rapidez criando desde já uma infraestrutura para a instalação de um Campus Universitário no município. Quando as portas se abrirem no sentido de ampliação das ações de interiorização da educação superior no estado já estaríamos preparados e tudo se tornaria mais fácil. 

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *