O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Segunda-Feira, 6 de Dezembro de 2021 10:54

Bom Jardim se despede do compositor Bráulio de Castro

20/06/2021

Bráulio de Castro faleceu na manhã deste domingo (20), em Recife (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Faleceu na manhã deste domingo (20), aos 78 anos, em Recife, o compositor bonjardinense Bráulio de Castro. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), desde a quinta-feira (17). Segundo familiares, antes da internação, Bráulio já enfrentava problemas de saúde, sobretudo cardíacos. O atestado de óbito aponta como causa da morte insuficiência respiratória aguda, síndrome gripal e suspeita de Covid-19.

Por causa da possível contaminação com o novo coronavírus, não houve velório. O corpo foi sepultado na tarde de hoje no Cemitério de Bom Jardim, após uma carreata que teve início, na entrada da cidade, em frente ao Ginásio de Esportes, Edson Coutinho. Antes de chegar ao campo santo, o cortejo parou em frente ao Grêmio Lítero Musical Bonjardinense, onde o compositor recebeu homenagens. (Veja vídeo)

Grêmio Lítero Musical Bonjardinense prestou homenagem ao compositor (Foto: Ênio Andrade/Divulgação)

Braúlio José Gomes de Castro nasceu em 18 de agosto de 1942 e dedicou mais de 60 anos à música. Ele compôs frevos, forrós, sambas e teve várias de suas canções gravadas por artistas de renome nacional, como Alcione (Desafio), Jair Rodrigues (Porta é pra bater), Genival Lacerda (O rádio, O disco, Rock do Jegue e O gravador), Benito de Paula (Bendito Seja) e Petrúcio Amorim, na parceria do grande sucesso “Eu sou o forró”.

Doddó Félix, colunista deste Correio do Agreste, era um dos grandes amigos de Bráulio, e por diversas vezes hospedou o compositor em sua residência, quando ele visitava a terra natal. Há alguns anos, Doddó escreveu um soneto em homenagem ao conterrâneo, publicado com um texto do jornalista e autor do blog “Musicaria”, Bruno Negromonte, escrito quando Braúlio completou 75 anos. “As músicas que Bráulio compartilha com a sensibilidade de nós todos, só aplausos merecem, nunca apodos, pois do seu estro só sai maravilha!” diz um trecho do poema. (Leia clicando aqui).

Corpo do compositor foi sepultado seguido as normas sanitárias para casos suspeitos de Covid-19 (Foto: Ênio Andrade/ Divulgação)

Braúlio de Castro era casado com a também compositora Fátima de Castro e deixa dois filhos, Estela e Márcio. O prefeito de Bom Jardim, João Francisco da Silva Neto (PL), divulgou nota de pesar e decretou luto oficial de três dias no município.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *