O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 04:28

Show da Paz será realizado no sábado (7); na véspera, palestra abre a programação

05/12/2019

Plínio Oliveira volta a Surubim para se apresentar em mais uma edição do Show da Paz (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Da Assessoria do MovPaz em Surubim

O “Movimento Pela Paz” em Surubim, surgiu a partir da observação de que a violência tem se tornado comum e até mesmo aceita pela sociedade em muitos de seus diversos tipos de manifestação. Alguns tão entranhados no movimento cultural da atualidade, que mesmo violências gritantes contra o desenvolvimento de um psiquismo equilibrado e saudável, não são percebidos.

Em 2008 o “Movimento Pela Paz” em Surubim, foi iniciado por Ygor Lira, que levou às escolas a proposta de fazer um ato de Paz nas ruas da cidade. Ainda em 2008, foi contactado e estabelecido vínculo com o Movimento Internacional Pela Paz e Não-violência (MovPaz).

Com o suporte do MovPaz Brasil, foi trazida a proposta de implantar na cidade 21 ações concretas para construir uma cultura de paz (Projeto Paz Pela Paz e Não-violência).

No dia 26 de outubro de 2008 foi realizado o Primeiro Seminário pela Paz com Clovis Nunes (Fundador da ONG MovPaz). Desde então o grupo de voluntários do Movimento Pela Paz em Surubim dedica-se, todos os anos, a realizar ações destinadas à conscientização da população para ações de paz.

No dia 19 de dezembro de 2008, foram convocadas autoridades e representantes de todas as instituições da cidade, através de cartazes e rádio, para participar da 1ª Conferência Pela Paz de Surubim, na qual se discutiu sobre o projeto e ficou acertado que o 2.º domingo de dezembro seria o Dia Municipal da Paz.

Em 12 de fevereiro de 2009 foi levada à Câmara de Vereadores, pelo vereador Murilo Barbosa, a indicação do Projeto de Lei que institui o Dia Municipal da Paz em Surubim.

O Projeto de Lei do Dia Municipal da Paz só veio ser aprovado pelo executivo no dia 17 de dezembro de 2013, após nova indicação e aprovação na Câmara de Vereadores, apresentada pelo vereador Lúcio Fabrício (Projeto de Lei Nº020/2013).

O Dia Municipal da Paz é uma das 21 ações do Projeto Paz pela Paz e Não-violência, esta ação já foi oficializada em diversas cidades do Brasil.

Em 2012 aconteceu a segunda conferência pela paz.

Em 2013 aconteceu a primeira Grande Caminhada Pela Paz (além de diversas outras ações de paz paralelas) com a participação de Valda Sedícias, Mary, Marcia Porto com a Banda da Paz da Bahia, Mastigado do Forró, dentre outros — a caminhada continuou em 2014. Devido a dificuldades de apoio financeiro na realização do evento, o MovPaz parou com grandes ações por dois anos, voltando em 2017 com o SHOW DA PAZ, onde durante todo o ano ocorreram ensaios com crianças de comunidades carentes da cidade para cantar com Plínio Oliveira músicas que fortalecem a cultura de paz.

O primeiro ano do Show da Paz (2017) foi de um brilhantismo ímpar, levando o público presente a um coro emocionado. Em 2018 o MovPaz continuou com os trabalhos e em dezembro realizou o segundo Show da Paz, dessa vez contou com menos patrocinadores e apoio, porém a luta pela divulgação da paz permanece e agora em 2019 acontece em dois dias paralelos, eventos para divulgação da cultura de paz.

Diferente dos anos anteriores o evento não acontecerá em praça pública, para redução dos custos, será realizado no auditório Naércio Pessoa da Escola Estadual Severino Farias.

Iniciando dia 6 de dezembro, o movimento faz um evento destinado a empresários, profissionais liberais e funcionários, intitulado “UM TOQUE EMPREENDEDOR”. Com início às 20h, acontecerá a Palestra Show com Plínio Oliveira e Ana Cláudia Bezal, a entrada serão produtos de higiene pessoal.

Dia 7 de dezembro, é a vez do tão esperado SHOW DA PAZ com Plínio Oliveira e apresentações culturais, às 19h30, cuja entrada será dois quilos de alimento não perecível.

Os produtos de higiene pessoal e os alimentos arrecadados serão destinados ao projeto: Ação Pro-criança do Núcleos Espíritas Chico Xavier e Mensageiros do Bem.

Sempre contando com um pequeno exército de voluntários, no ano atual os organizadores Ygor Lira e Gustavo Farias esperam que com a Palestra Show do dia 6 de dezembro os empresários locais compreendam melhor o sentido da data e a importância do evento para a comunidade.

Os temas das palestras serão:

— Servir com amor é um bom negócio;

— Inteligência emocional no trabalho;

— A empatia multiplica Clientes;

— Pessoas felizes vendem mais.

Para participar do evento UM TOQUE EMPREENDEDOR, o interessado deverá fazer sua inscrição pela internet no endereço: doity.com.br/um-toque-empreendedor ou pelo contato 81 – 9. 9690-8820.

Para o Show da Paz não é necessária inscrição, basta comparecer ao local do evento com sua respectiva doação.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *