O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 02:23

Corpus Christi: mudança de feriado gera dúvidas na população de Surubim

19/06/2019

Mesmo com o comércio funcionando, os tapetes para a passagem da procissão de Corpus Christi serão confeccionados (Foto: Integração FM/ Divulgação)

A prefeita de Surubim Ana Célia (PSB), assinou na manhã desta quarta-feira (19), um decreto transferindo o feriado de Corpus Christi, data celebrada nesta quinta-feira (20), para a segunda-feira (24), Dia de São João. A medida está sendo adotada pela primeira vez no município e por isso gerou muitas dúvidas na população. As mais recorrentes são: os bancos e as lotéricas vão abrir? As escolas vão funcionar? Vai ter tapete para a passagem da procissão? Além desses questionamentos, a mudança despertou reações negativas em católicos mais fervorosos. Muitos deles se manifestaram nas redes sociais, considerando a medida uma falta de respeito com o “Corpo de Cristo” e com a tradição religiosa do município.

Mesmo sendo implantada agora em Surubim, a troca do feriado pelo Dia de São João não é novidade em outras cidades como Recife, por exemplo. Em Caruaru, o dia de Corpus Christi também não é feriado. Tão logo foi informada do teor do decreto, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), emitiu um comunicado confirmando a abertura do comércio e alertando as lojas que queiram funcionar no Dia de São João, da necessidade de informar ao sindicato que representa os comerciários, que vão abrir naquela data. Os bancos estarão fechados nesta quinta-feira (20), em todo o país, conforme determinação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). As agências ainda vão definir se abrem ou não segunda-feira (24). A decisão depende de instâncias superiores de cada banco para onde cópias do decreto foram enviadas. As lotéricas como prestam serviços vinculados à rede bancária também devem permanecer fechadas.

As escolas das redes municipal e estadual terão aula normalmente. Na rede particular, fica a critério de cada gestor a definição. Os colégios Marista e Nossa Senhora do Amparo, que são unidades mantidas por congregações religiosas, não funcionam. Quanto ao tapete para a passagem da procissão de Corpus Christi, será montado como acontece anualmente, no mesmo trecho, entre a Matriz de São José e a Rua 15 de Novembro, garante o pároco Artur Alexandre.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *