O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Sábado, 27 de Abril de 2024 12:53

Surubim: Dia de São José terá procissão com percurso mais extenso e três missas

18/03/2019

Procissão de São José realizada em 2018. Este ano, o percurso será mais extenso com passagem pela Matriz de São Sebastião (Foto: Fernando Guerra/ Divulgação)

Termina nesta terça-feira (19), a Festa de São José, padroeiro de Surubim. O evento, que começou no dia 10 de março, teve a programação cultural toda organizada pela paróquia com apresentações de artistas locais em frente à igreja após as missas do novenário. Neste último dia da festa, feriado municipal, serão realizadas três missas, uma a mais que nos anos anteriores. Esta nova celebração será às 7h, presidida pelo padre Cleiton Barbosa, natural de Surubim e vigário paroquial de Itambé.

“Nós observamos que chegavam pessoas, principalmente idosas, na Missa Solene e não tinham nem onde colocar o tamborete que traziam de casa porque não havia espaço na igreja. Então, criamos mais uma missa para que todos tenham oportunidade de participar”, explica o padre Artur Alexandre.

A segunda missa do dia, mais conhecida como Missa Solene, será às 10h e terá como celebrante o padre Pedro Francisco, ex-pároco de São Sebastião. A terceira, acontecerá às 15h30, antes da procissão e não será campal, segundo o padre Artur. “A celebração ocorrerá dentro da igreja”, conta. O presidente desta cerimônia será o padre Severino Correia, pároco de Timbaúba.

Este ano, a pedido dos fiéis, a procissão com a imagem do padroeiro, terá um percurso maior. Saindo da Matriz de São José, o cortejo seguirá pelas ruas Estácio Coimbra, Getúlio Vargas, 7 de Setembro, Urbano Vieira, Paulo Afonso, João Batista, Euclides Mota, Agamenon Magalhães, Avenida São Sebastião, João Bernardino (ao lado da Matriz de São Sebastião), Mário Estanislau, Oscar Loureiro, Maria Barbosa, Cônego Benigno Lira, 15 de Novembro e Monsenhor Ferreira Lima. Serão cerca de 4 km de caminhada. Depois da procissão, haverá a Benção do Santíssimo Sacramento e apresentação cultural no palco montado em frente à igreja.

A passagem pela Matriz de São Sebastião retoma uma tradição do passado, quando “um santo ia cumprimentar o outro”. Era assim que a população se referia ao fato da procissão de São Sebastião  passar em frente à Matriz de São José, o andor ficar parado por alguns instantes voltado para o templo e em seguida continuar o roteiro pelas ruas da cidade. O mesmo acontecia com a imagem de São José na Matriz de São Sebastião.

Origem da devoção

A devoção do povo de Surubim a São José ultrapassa um século, já que a paróquia tem 131 anos de fundação e antes mesmo de ser criada, a população já realizava celebrações em homenagem ao santo. Em 1864, o fazendeiro Lourenço Ramos da Costa construiu um oratório dedicado a São José, onde o padre português Antônio Alves da Silva celebrava as missas dominicais. No entorno do oratório surgiram as primeiras casas. Em 1878, o oratório foi substituído por uma capela.

Bom Inverno

O dia de São José tem um significado especial principalmente para os agricultores. Se chover em 19 de março, o homem do campo acredita que haverá um bom inverno. Pelo menos os de Surubim estão confiantes, já que na segunda-feira (18), choveu, e a previsão para esta terça-feira no Agreste Setentrional é de tempo parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *